Tuesday, December 20, 2005

Democracia Directa na Revolução Francesa (IV)?

Como de costume, Guérin:

"Na noite de 13 para 14 de Março, Hébert e os seus partidários deixaram-se prender sem esboçar um gesto de resistência (...)"

"Chaumette foi aprisionado três dias mais tarde, a 17 de Março. enquanto que Hébert e comparsas foram julgados de 21 a 24 de Março e executados a 24, o procurador da Comuna comparecerá somente a 10 de Abril perante o Tribunal Revolucionário, ao mesmo tempo que a viúva de Hébert, o ex-bispo Gobel, etc. e será executado a 13."

(...)

"Manifestou-se uma grande efeverscência nas sociedades populares das secções. Muitos trabalhadores afirmaram bem alto a sua simpatia pelos inculpados (...).

"A barbárie com que Hébert foi tratado no cadafalso revoltou os sans-cullotes. Não contentes por tê-lo feito assistir ao suplício dos seus companheiros, mantiveram a lâmina da guilhotina suspensa durante vários segundos sobre o seu pescoço, enquanto lhe enfiavam o boné vermelho na cabeça. Até um policia, que no dia seguinte se acgava numa rasca frequentada por «carvoeiros, carroceiros e outros assim», se fez eco dessa indignação"

Hébert e Chaumette eram os lideres da Comuna de Paris. O poder central não teve problemas em os executar (e humilhar Hébert). Se esse organismo tivesse tanto poder como a Joana diz, isso teria acontecido?

No comments: