Monday, December 26, 2005

Terrorismo, Esquerda e Direita (II)

[Continuando a responder a Henrique Raposo]

Agora, usando "terrorismo" no sentido moderno (i.e., o uso da criminalidade violenta - assassínios, atentados, sequestros, etc. - com fins políticos), será que foi inventado pela Esquerda? De facto, a primeira grande vaga de terrorismo na "Idade Contemporãnea" veio da esquerda: os atentados anarquistas (e dos nihilistas russos) do final do século XIX. Mas também já tinha havido "terrorismo" da "direita", p.ex., o assassínio de Lincoln por um pró-sulista (é verdade que, na altura, "direita" e "esquerda" não eram termos usados nos EUA, mas, "retroactivamente", a Confederação pode ser considerada de "Direita"). Ou, já agora, "terrorismo de centro", como o assassínio do jacobino Marat pela simpatizante girondina Charlotte Corday.

De novo, se recuarmos no tempo, já encontramos muito "terrorismo" antes de haver "esquerda" e "direita": p.ex., nas guerras religiosas entre católicos e protestantes (nessa altura, a posição católica era que o assassínio de governantes protestantes era legítimo, como aconteceu com Guilherme de Orange e com o católico-ex-protestante Henrique IV de Bourbon). E, se quiséssemos cometer o anacronismo sem sentido de transpor a divisão esquerda/direita para essa época, talvez a "direita" fossem os católicos e a "esquerda" os protestantes.

Quanto ao mundo islâmico (de onde vem o terrorismo que nos preocupa hoje em dia), também tem tradições de "terrorismo", muito antes de "a esquerda ter inventado o terrorismo": olhe-se para a seita dos "assassinos", p.ex. (se calhar, a al-Qaeda até tem mais a ver com o "terrorismo islãmico" pré-moderno do que com o terrorismo esquerdista dos anos 70 ou do século XIX)

No comments: