Friday, February 29, 2008

Kika, gestora de activos financeiros


A Kika iniciou hoje uma espécie de actividade profissional (apenas virtual, por enquanto) - gestora de investimentos bolsistas. Após analisar as cotações da Euronext Lisboa de 4º feira, ela escolheu 3 títulos (ela tem capacidades de comunicação verbal um pouco limitadas, é certo, mas nada que não possa ser resolvido pelo método de ir para cima do jornal e pôr a pata em cima dos títulos pretendidos). Assim, ela decidiu investir na Portucel, na Toyota Caetano (referida no jornal ainda como "Salvador Caetano") e na Jerónimo Martins (que esta sexta-feira fecharam, respectivamente, a 2,10, 8,90 e 4,88 euros).

Assim, poderíamos ter uma carteira composta por 159 acções da Portucel (333,90 euros), 37 da Toyota Caetano (329,30 euros) e 68 da Jerónimo Martins (331,84 euros), num investimento total de 995,04 euros.

Para avaliarmos a performance do portfolio imaginário da Kika, vou adoptar como benchmark o Fundo de Acções BPI Portugal (não tenho especialmente nada contra ou a favor o BPI - acontece apenas ter esse valor facilmente acessível): ontem, uma Unidade de Participação estava a 16,7799 euros - logo, poderia-se investir 990,02 euros em 59 UPs (sim, eu estou a comparar alhos com bugalhos - cotações de hoje e de ontem; mas são os valores que tenho à mão e penso que não varia muito).

Assim, daqui a umas semanas (em principio 2, se não me esquecer) vamos comparar o rendimento da carteira virtual da Kika com o que se obteria investindo no Fundo BPI Portugal. Se os resultados forem satisfatórios (nomeadamente, se ela se sair melhor que o BPI), talvez mande alguns currículos dela para instituições financeiras (os meus costumavam ir "para a base de dados", mas pode ser que ela tenha mais sorte).

2 comments:

Anonymous said...

Como é que a Kika escolheu quantas acções de cada comprar?

Anonymous said...

Já percebi, tinha ~1000 euros para investir e decidiu investir 1/3 (~333 euros) em cada. :)

Boa sorte, Kika.