Friday, April 25, 2008

25 de Abril

8 comments:

Anonymous said...

Substitui-se uma ditadura por uma ditadura.

CN said...

Vá lá filipe. É uma grande fotografia. Quem teve a sorte de passar, observar e viver periodos revolucionarios (especialmente os que são essencialmente pacíficos) nos seus dias mais puros sabe que presencia momentos únicos na história onde a maiora das pessoas está em estado onirico.

Anonymous said...

Mas esse é o lado estético da coisa. Não me interessa de todo, CN. A não ser no facto de legitimar todo o tipo de atropelos que vieram a seguir. Faz-me impressão que se diabolize o pré-25a e se menorize tudo o que de mau se passou depois.
Sob a desculpa da liberdade..

Ainda há dias discutia com o P.Bandeira se para a maioria das pessoas o peso do poder é menor ou maior hoje em dia (lembre-se por exemplo dos textos do P.Arroja sobre o estado fiscal). Também ao nível do nepotismo e abuso de poder das elites, tenho as minhas dúvidas.

Anonymous said...

Mais: duvido que os portugueses honestos (que foram espoliados) vivendo nas colónias tivessem muitos motivos para se amontoarem em festejos como se vê na foto.

Anonymous said...

Concordo bastante com este texto:

http://livreeleal.blogspot.com/2008/04/dever-um-liberal-festejar-o-25-de-abril.html

Miguel Madeira said...

"Ainda há dias discutia com o P.Bandeira se para a maioria das pessoas o peso do poder é menor ou maior hoje em dia"

Se calhar o poder estava mais perto da omnipotência mas mais longe da omnipresença.

Miguel Madeira said...

"duvido que os portugueses honestos (que foram espoliados) vivendo nas colónias tivessem muitos motivos para se amontoarem em festejos como se vê na foto."

Bem, no dia 25 de Abril propriamente dito vivíamos em Moçambique. A minha mãe num telefonema para alguém até disse "Viva a liberdade" (e ficou os dias seguintes com medo, receando que a coisa mudasse e o telefone estivesse sobre escuta).

Já o meu pai, o primeiro coisa que pensou quando soube do 25/A foi "Vamos embora!"

Mas reconheço que fomos "retornados" um pouco peculiares, já que a minha mãe era funcionária pública, o meu pai trabalhador duma empresa pública e vivíamos numa casa alugada (ou seja, praticamente não perdemos nada)

Anonymous said...

"Se calhar o poder estava mais perto da omnipotência mas mais longe da omnipresença."

Escolha entre a peste e a cólera.

De facto, vocês foram retornados algo especiais. Minoritários, embora não únicos, claro.