Saturday, August 05, 2006

Spectrum X My Guide to Your Galaxy (V)

Sérgio dos Santos em resposta a Joystick:

"A economia não pode ser uma entidade divina quando é uma consequência natural da actividade humana. E está tão próxima do Homem (há uma diferença entre o que se gostaria que fosse a realidade e o que é efectivamente a realidade) que a mais pequena oscilação influencia toda a gente. Compreendeu a parte sobre a noção de corpo dinâmico ou o alegado barroquismo do texto também o deixou confuso? Quanto à responsabilidade humana, é muito curioso o que diz. É que não consigo imaginar outro regime económico que mais assente sobre a "responsabilidade humana sobre os seus próprios sobre actos e escolhas" do que o capitalismo, que se baseia precisamente na responsabilização individual dos seres humanos pelas seus acções"

Dos Santos diz que, na economia, "a mais pequena oscilação influencia toda a gente"; também diz que o capitalismo se baseia na responsabilização individual dos seres humanos pelas suas acções" - parece-me haver uma certa contradição entre estes dois principios: se cada oscilação afecta toda a gente, quer dizer que não há verdadeira "responsabilização individual", já que as minhas escolhas e acções não me vão afectar apenas a mim, mas toda a gente.

1 comment:

Unknown said...

Não há contradição. Cada oscilação afecta a economia e cada uma dessas oscilações tem agentes responsáveis pela sua ocorrência que, no fundo, são indivíduos. Claro que decisões de uma corporação pode ser tomadas em grupo mas mesmo assim o grupo toma uma decisão tendo em conta o que cada um dos elementos diz.

As escolhas e acções do Miguel podem afecta-lo a si e a toda a gente. Mas não podem ser imputadas a outrem. Um exemplo legal: Se a pessoa A matar a pessoa B sem auxílio externo, isso também afecta muita gente mas apenas A pode ser acusado do crime.