Friday, December 08, 2006

Livro vs. Filme

Ao ver o filme "Cartas na Mesa", uma adaptação da obra homónima de Agatha Christie, nos últimos 20 minutos passei o tempo a pensar "Mas isto tem algum jeito? O livro não é assim!" (e parece um sentimento generalizado).

Mas, pensado melhor, se calhar faz todo o sentido que, em romances policiais, o final seja alterado - afinal, grande parte da graça do romance policial está na surpresa. Assim, sendo o filme diferente do livro (sobretudo se se souber, previamente, que o filme pode ser - ou não - diferente do livro) os leitores/espectadores têm em duplicado a emoção e o suspense de "quem será o culpado?" - afinal, creio que algumas telenovelas também têm um final diferente para o Brasil e para Portugal, para manter o interesse do público.

[O que eu não consegui mesmo ver foi "O Homem do Fato Castanho", quando passou há uns anos na televisão: era tão diferente do original - talvez o meu livro favorito de Agatha Christie, apesar de não ser um "típico" livro de Agatha Christie - que mudei de canal]

1 comment:

Anonymous said...

os filmes tendem, a serem mais curtos e resumidos que os livros. veja-se o caso dos sehores dos aneis e outros.

por outro lado, essa tendencia para alterar os finais é para fazer render o peixe, com o tal elemento surpresa.não é que ache isto mal.

eu prefiro as adaptações baseadas em livros, mas que trazem algo de novo. do genero o crime do padre amaro.