Tuesday, December 26, 2006

Religião e violência


Em primeiro lugar, não me parece correcto dizer que "o Corão milita contra judeus e cristãos" - o Corão milita contra todas as religiões não-islâmicas! Na verdade, perante a "sharia", judeus e cristãos até são uma espécie de "privilegiados", já que têm o direito de viver na "Casa do Islão" com o estatuto de "súbditos de 2ª"(dhimmis), enquanto os politeístas (e suponho que os ateus como eu) são mesmo para serem degolados (embora no Oriente o estatuto de dhimmi por vezes seja alargado a grupos - como os hindus - que em principio a ele não teriam direito).

Quanto a dizer que "o Antigo Testamento ataca os adoradores do Bezerro de Ouro" sendo literalmente correcto, acaba por ser incorrecto se a ideia (como claramente parece ser) é dizer que o ódio do Antigo Testamento dirige-se só ou principalmente contra os adoradores do Bezerro de Ouro.

Exodo, cáp. 23:

Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei.

24

Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas.

25

E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.

26

Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei.

27

Enviarei o meu terror adiante de ti, destruindo a todo o povo aonde entrares, e farei que todos os teus inimigos te voltem as costas.

28

Também enviarei vespöes adiante de ti, que lancem fora os heveus, os cananeus, e os heteus de diante de ti.

29

Não os lançarei fora de diante de ti num só ano, para que a terra não se torne em deserto, e as feras do campo não se multipliquem contra ti.

30

Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que sejas multiplicado, e possuas a terra por herança.

31

E porei os teus termos desde o Mar Vermelho até ao mar dos filisteus, e desde o deserto até ao rio; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fora de diante de ti.

32

Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses.

33

Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim"


Deuterónomio, cap. 3:

Depois nos viramos e subimos o caminho de Basã; e Ogue, rei de Basã, nos saiu ao encontro, ele e todo o seu povo, à peleja em Edrei.

2

Então o SENHOR me disse: Não o temas, porque a ele e a todo o seu povo, e a sua terra, tenho dado na tua mão; e far-lhe-ás como fizeste a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom.

3

E também o SENHOR nosso Deus nos deu na nossa mão a Ogue, rei de Basã, e a todo o seu povo; de maneira que o ferimos até que não lhe ficou sobrevivente algum.

4

E naquele tempo tomamos todas as suas cidades; nenhuma cidade houve que lhes não tomássemos; sessenta cidades, toda a região de Argobe, o reino de Ogue em Basã.

5

Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; e muitas outras cidades sem muros.

6

E destruímo-las como fizemos a Siom, rei de Hesbom, destruindo todas as cidades, homens, mulheres e crianças.

Deuterónomio, cap. 7:

Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas naçöes de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete naçöes mais numerosas e mais poderosas do que tu;

2

E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;

3

Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;

4

Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.

5

Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.

Deuterónomio, cap. 13:

Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais;

7

Dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade;

8

Não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás;

9

Mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele, para o matar; e depois a mão de todo o povo.

10

E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;

11

Para que todo o Israel o ouça e o tema, e não torne a fazer semelhante maldade no meio de ti.

12

Quando ouvires dizer, de alguma das tuas cidades que o SENHOR teu Deus te dá para ali habitar:

13

Uns homens, filhos de Belial, que saíram do meio de ti, incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conhecestes;

14

Então inquirirás e investigarás, e com diligência perguntarás; e eis que, sendo verdade, e certo que se fez tal abominação no meio de ti;

15

Certamente ferirás, ao fio da espada, os moradores daquela cidade, destruindo a ela e a tudo o que nela houver, até os animais.

Deutoronomio, cap. 22:

Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça,

21

Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra;


Custará assim tanto admitir que o Antigo Testamento é uma espécie de manifesto talibã? E se irmos ver, não apenas as passagem em que Deus apela à violência, mas aquelas em que ele exerce directamente a violência (Dilúvio, Sodoma e Gomorra, primogénitos do Egipto, etc.), então a apologia do genocídio é quase uma constante (sobretudo no Genesis e no Exodo).

Claro que poderá argumentar-se que o Antigo Testamento foi escrito numa época, e se tivesse sido escrito mais tarde (p.ex., no século XVIII), provavelmente não teria a carga genocida que tem. Certíssimo. Probabilíssimo. Mas, na lógica do raciocínio, também Paulo Tunhas poderia perfeitamente ser esquimó, ou chamar-se Jeeves, - e eu, mais ambiciosamente, Presidente dos EUA, ou, melhor ainda, da ERC.

No comments: