Saturday, July 14, 2007

Sobre a Revolução Francesa e o Terror

[porque hoje é 14 de Julho]

Há a mania de dizer que a Revolução Francesa o que fez foi substituir um regime repressivo por outro tão ou mais repressivo e apresentar o "Terror" como evidência.

Mas, será que o Terror foi tão repressivo como todo isso? Claro que responderão - "então não foi! 40.000 mortes em 10 meses!". Mas o meu ponto é que muitas dessas pessoas foram executadas por "crimes" (aliança com países inimigos, conspirar contra o governo, colaboração com um governo deposto considerado opressivo, etc.) que, à época, eram punidos com a pena de morte em qualquer pais da Europa. Ou seja, o regime que governou a França durante o Terror seria particularmente repressivo (pelos padrões da altura), ou será que a diferença era apenas quem em França havia muito mais gente a cometer "crimes políticos" do que no resto da Europa?

Já agora, os anglófilos que simpatizam com a Revolução Inglesa de 1688 e criticam a Francesa parecem esquecer-se que o governo "whig" inglês também foi bastante repressivo sobre os bastiões "jacobitas" da Escócia e a Irlanda.

Falando em termos mais gerais, usar o número de mortos ou de presos políticos como medida da "repressividade" de um regime pode ser enganador, devido ao que poderemos chamar "a curva de Laffer da repressão politica"- tal como taxas de impostos muito altas podem reduzir a receita total (porque as pessoas evitam fazer coisas que sejam sujeitas a imposto), um regime fortemente repressivo pode ter relativamente poucos presos políticos (porque as pessoas evitam actos que os possam levar à cadeia). Por exemplo, já li algures que em Portugal havia mais presos politicos em 1975 do que em 1973; mas, mesmo que isso seja verdade, podermos negar que havia mais liberdade politica, mesmo durante o PREC, do que no pré-25 de Abril?

1 comment:

Anonymous said...

Também escrevi um post deste género, há algum tempo:
http://onumeroprimo.wordpress.com/2007/03/01/nao-falar-tambem-doi/