Monday, October 04, 2010

A procura de moeda

Para já, comentando sobre o significado da "procura de moeda" aumentar (não no sentido de crédito como por muitas vezes e erroneamente é utilizada a expressão), um dos grandes pesadelos da doutrina Keynesiana/monetarista/neo-clássica:

- Um aumento da procura de moeda (aumento de saldos monetários) costuma dar-se com o aumento da incerteza económica (o que costuma corresponder ao ciclo de recessão do ciclo económico, sendo estes inevitáveis depois de um ciclo de expansão na medida em que este tenha sido induzido por taxas de juro artificialmente baixas tornadas possíveis pela capacidade legislativa do actual sistema monetário em expandir o crédito por expansão monetária) ou político (conflitos, etc). É uma consequência e não uma causa em si mesmo.

- Um aumento de procura de moeda não deve ser visto como uma procura de X unidades adicionais de moeda, mas sim como um aumento de reserva de poder de compra. Ora, o primeiro efeito que um aumento da procura de moeda tem é a de proceder a uma baixa de preços nominais. E este efeito é curioso. Dado que o objectivo final é o aumento de poder de compra detido sob a forma de unidades de moeda, o aumento da procura de moeda tem o efeito cumulativo de descer os preços nominais e assim aumentar o poder de compra da anterior quantidade de moeda o que faz com que ex-post, o número de unidades de moeda necessário para atingir um dado poder de compra final-objectivo será menor que o ex-ante esperado (dado o nível geral de preços ex-ante e ex-post). E este é também um argumento contra a deflaçãofobia nas doutrinas económicas correntes, à medida que os preços vão caindo, o poder de compra dos saldos monetários prévios vai aumentando até um ponto onde o incentivo a serem utilizados é cada vez maior. Existe um efeito auto-correctivo que note-se com grande importância, não existe na inflação quantitativa de moeda (operada em norma em consonância entre os regime políticos e o sistema monetário).

Neste sentido, mesmo numa economia com quantidade de moeda invariável (fixa) nunca existe falta de moeda, existe sempre toda a moeda necessária, a sua procura é sempre satisfeita via descida nominal de preços e este efeito não significa que a estrutura de consumo versus investimento se tenha modificado (um argumento feito com insistência pelos "austríacos"). Genericamente, com o rendimento, existem 3 alocações possíveis decididas simultâneamente:

1- consumo
2- investimento
3- variação de saldos monetários

A variação de saldos monetários afecta o nível geral de preços, e a proporção relativa de consumo versus investimento (seja o que resultar de 1+2) não é mais do que uma preferência subjectiva que será expressa pela taxa de juro.

Assim, no exemplo dado pelo MM, o efeito das pessoas quererem acumular mais moeda é exercer uma baixa nos preços nominais (indo ao mesmo tempo aumentar o poder de compra real dos anteriores saldos monetários).

No comments: