Sunday, January 08, 2006

A Guerra Civil de Espanha e a URSS

Dedicado explicitamente a todos aqueles que acham que a Guerra Civil de Espanha impediu uma nova URSS, uma citação de George Orwell, que (ao contrário de Paul Johnson) estava lá ("Homenagem à Catalunha"):

"A única caracteristica inesperada da situação espanhola - a qual tem causado muitíssimos equívocos fora de Espanha - consiste no facto de, entre os partidos no governo, os comunistas não ocuparem uma posição de extrema esquerda e, sim, de extrema direita. Na realidade, isto não devia causar surpresa(...).Toda a política do Comintern está agora subordinada (...) à defesa da URSS, que depende de um sistema de alianças militares. A URSS está, particularmente, aliada à França, que é um país capitalista-imperialista. Tal aliança de pouco servirá à Rússia se o capitalismo francês não fôr forte - e portanto a politica comunista em França tem que ser contra-revolucionária (...). Em Inglaterra, por exemplo, a situação ainda é incerta e, por isso, o Partido Comunista inglês continua hostil ao Governo nacional e, ostensivamente, contrário ao rearmamento. Se, no entanto, a Grã-Bretanha assinar uma aliança (...) com a Rússia, os comunistas ingleses (...) não terão outro remédio senão tornar-se bons patriotas (...). Em Espanha, a «linha» comunista foi indubitavelmente influenciada pelo facto de que a França, aliada da Rússia, se oporia fortemente a um vizinho revolucionário e moveria céu e terra para impedir a libertação do Marrocos espanhol. O Daily Mail, com as suas histórias de revolução vermelha financiada por Moscovo, enganou-se ainda mais grosseiramente do que costume. Na realidade, foram os comunistas, mais do que quaisquer outros, que impediram a revolução em Espanha. Mais tarde, quando as forças direitistas obtiveram o controlo absoluto, os comunistas mostraram-se dispostos a ir muito mais longe do que os liberais na perseguição dos líderes revolucionários."[capitulo V]

Claro que se poderá argumentar que Orwell poderá ser uma das tais pessoas que escreveram "mentiras" sobre a GCE, mas confio mais nele, que estava lá lá (e enfrentou a morte, tanto contra os fascistas como contra o PC) do que num historiador qualqer, décadas e milhares de quilómetros depois.

2 comments:

Anonymous said...

na guerra civil espanhola os anarquistas tinham maior influencia do que os comunistas, apesar da ajuda em termos de armamente por parte da urss.

Anonymous said...

desprestigiado gobierno negrin