Wednesday, January 30, 2008

The Ghost of Rambo

Artigo de Jesse Walker na revista Reason (para quem não conhece, a Reason é uma espécie de Blasfémias em formato revista), sobre a série "Rambo" e a evolução das suas referências culturais e ideológicas ao longo do tempo (nomeadamente a aspectos que frequentemente são esquecidos, como o tom anti-belicista do primeiro filme, A Fúria do Herói).

4 comments:

Anonymous said...

Gostei do First Blood, mas preferi o II, que ilustra mto bem a frieza da máquina de guerra "estado-imperialista-patrioteiro" que se aproveita dos sentimentos genuínos (e exacerba) do povo e que depois o despreza quando já não convém.

É das maiores injustiças que um estado pode provocar.

A melhor cena que retrata bem a revolta face à injustiça é a da destruição dos computadores, no fim. É um climax pois mostra que a revolta apesar de ser estúpida (como quer o John J. que o Murdock procure/resgate outros prisioneiros com a maquinaria destruída..??lol) é verdadeira e potencialmente sem limites (logo, perigosa).

Já o Trautman/Crenna é a figura do militar com boas intenções e impotente face ao cinismo dos superiores.

Na verdade é um filme que deveria agradar à esquerda, mas que curiosamente é à direita onde tem mais sucesso (acção+mortes+americanismo).

Anonymous said...

gostei do: «a Reason é uma espécie de Blasfémias»


Já agora: A Fúria do Herói ganhou o Oscar para melhor argumento, da autoria de .....Sylvester Stalone.

Anonymous said...

Acho que o Gabriel confundiu "A Fúria do Herói" com o "Rocky" pois neste filme é que o Stallone teve nomeações pa melhor argumento e actor. O único filme da série Rambo que recebeu alguma nomeação foi o segundo filme (melhores efeitos sonoros) mas também recebeu montes de nomeações para os razzie (prémios para os piores do ano).


Mas com o Rambo 2 acho que se poderia inventar o óscar de melhor filme de acção LOL.
O melhor argumento deveria ter ganho o "Cobra - o Braço Forte da Lei" ahahahah.

Anonymous said...

Tem razão o Carlos sacramento, Stallone foi efectivamente nomeado em 1976 para dois oscares: melhor actor e melhor argumento mas pelo filme «Rocky».

é que eu confundo-os todos.....

Como curiosidade suplementar, o filme foi nomeado para 10 oscares e ganhou 3: melhor director (derrotando Ingmar Bergman...), melhor filme (batendo «Taxi Driver»....) e edição.