Tuesday, April 04, 2006

De aonde vieram os "fascistas"?

Continuando a defesa da minha tese que o fascismo e afins têm raizes no campo conservador e/ou tradicionalista, vou analisar alguns movimentos usualmente considerados fascistas, na Europa de entre as guerras, e ver qual era o backround ideológico dos seus membros e dirigentes (não vou falar dos casos mais conhecidos da Itália e da Alemanha):

Em Portugal, o Movimento Nacional-Sindicalista era praticamente composto pelos elementos mais jovens do Integralismo Lusitano, um movimento monárquico legitimista.

Em Espanha, a Falange Espanhola foi fundada por José António Primo de Rivera, antigo militante monárquico e filho do ditador conservador Miguel Primo de Rivera. Muitos dos seus elementos tinham sido inspirados pela revista tradicionalista Accion Española.

Em França, temos uma salganhada: entre os movimentos "fascistas", temos o Partido Popular Francês, dirigido pelo ex-comunista Maurice Doriot, o "Fascieu", dirigido pelo ex-monárquico e ex-anarquista George Valois, a Solidariade Francesa, dirigida pelo industrial monárquico François Coty, etc. Muitos intelectuais fascistas, como Brasillach e Rebatet estavam ligados ao grupo monárquico tradicionalista Action Française, de Charles Maurras.

O caso inglês também não resolve muito a questão: o lider da União Britãnica Fascista, Oswald mosley, antes, havia sido deputado, tanto pelos conservadores como pelos trabalhistas.

Na Bélgica, o "rexista" Leon Degrelle havia antes pertencido ao Partido Católico, e tinha também sido inspirado pelas teses de Maurras.

Na Noruega, o lider fascista local era inicialmente próximo do Partido do Centro (agrário). O seu partido (a União Nacional) tinham inicialmente matizes ruralistas e religiosas antes de se tornar propriamente fascista.

Na Roménia, a Guarda de Ferro foi fundada por activistas cristãos (a "Liga Nacional de Defesa Cristã" foi a origem, tanto da Guarda de Ferro como de muitos dos fundadores do Partido Nacional Cristão, o partido conservador romeno).

Na Finlandia, o movimento lepão inicialmente surgiu como apenas anti-comunista, inspirado na guerra civil finlandesa, e só mais tarde se "fascizou".

Em suma, os movimentos fascistas beberem em muitas correntes de pensamento, mas que tiveram uma forte influência conservadora, tiveram.

3 comments:

Ricardo Alves said...

Os percursos individuais das pessoas dizem alguma coisa sobre as pessoas, mas não dizem muito sobre as ideologias em si.

Miguel Madeira said...

"Os percursos individuais das pessoas dizem alguma coisa sobre as pessoas, mas não dizem muito sobre as ideologias em si."

Se tivermos a falar de uma ideologia nascida na altura, os percursos individuais dos seus "fundadores" talvez digam alguma coisa sobre as raizes dessa ideologia (claro, se concluirmos que o fascisnmo resultou de uma mistura de socialistas, conservadores e tradicionalistas, não nos ajuda muito a determinar se é de "esquerda" ou "direita".

Anonymous said...

ora vejam isto:

http://www.pan-fun.com/silvioberlusconidoggy.php