Monday, November 06, 2006

Bernie Sanders eleito para o Senado

Bernie Sanders, candidato independente apoiado pelo Partido Progressista de Vermont e pelo Partido Democrata, terá sido eleito senador pelo Vermont, com 65% dos votos (pelos vistos, será o primeiro auto-proclamada "socialista" eleito para o Senado dos EUA).

Sanders era o Representante de Vermont na Câmara desde 1990, tendo sido o primeiro independente a ser eleito desde os anos 50.

Em principio, no Senado Sanders deverá integrarar, para efeitos processuais, o "grupo parlamentar" democrata, tal como já ocorria na Câmara dos Representantes.

2 comments:

Anonymous said...

vamos lá ver o que vai acontecer, mas duvido que as coisas se tornem muito diferentes.

Anonymous said...

Pois é...
Apesar de esta vitória ser quanto a mim um progresso assinalável na situação política americana, há que registar duas coisas:
-os Republicanos perderam sobretudo pelo "centro", ou seja, foram os seus congressistas mais "moderados" que registaram as maiores perdas. A ala mais radical do partido não teve, com excepção de Rick Santorum, perdas tão significativas quanto isso, pelo que é muito possível que os Republicanos se tornem um partido ainda mais conservador e autoritário.
-a maior parte das vitórias democratas foram conseguidas com base em candidatos "centristas", não muito diferentes dos "Clinton Democrats" que transformaram o partido na década anterior (talvez não sejam tão avessos a medidas proteccionistas). Apesar da proeminência de Nancy Pelosi, não é seguro que o novo Congresso implemente uma agenda definitivamente "liberal".

Em todo o caso, repito, considero esta resultado um progresso assinalável.:)