Wednesday, January 17, 2007

Porque os Ocidentais ganhavam aos não-Ocidentais

No blogue da Atlantico, Henrique Raposo escreve "Os ocidentais venceram sempre as guerras com forças não ocidentais. Desde as Termópilas (julgo que é assim que se escreve) até Midway, as forças ocidentais esmagaram sempre as forças orientais inimigas. Esta constância histórica é um velho fascínio. Porquê?". Uma possível explicação é que, quando, na fronteira entre o Ocidente e o Oriente, as forças orientais ganhavam aos ocidentais, ao fim de algum tempo passavam a ser considerados também como "ocidentais", nem que seja porque se deslocavam geograficamente para Ocidente (ex. os magiares/húngaros).

Mas, seja como for, é duvidoso que os ocidentais tenham sempre ganho as guerras contra forças não ocidentais - dois exemplos inquestionáveis são os franceses na Indochina e os holandeses na Indonésia. Outros exemplos possíveis são o Vietname (embora haja quem diga que os EUA ganharam militarmente) e a guerra colonial portuguesa (idem, aspas aspas), a guerra russo-japonesa de 1904-05 (se considerarmos os russos como ocidentais), D. Sebastião em Alcácer-Quibir (se considerarmos os marroquinos como não-ocidentais), os franceses na Argélia (se considerarmos os argelinos como não-ocidentais), a conquista de grande parte da actual Bulgária pelos proto-búlgaros ao Imperio Bizantino e a destruição do mesmo pelos turcos (se considerarmos os bizantinos como ocidentais), a destruição dos reinos criados pelos Cruzados (se considerarmos os árabes como não-ocidentais), a batalha de Kosovo Polje (se considerarmos os sérvios como ocidentais), a guerra italo-etiope de 1895-96 (a menos que consideremos que a guerra de 36, ganha pelos Italianos, anula esta), a Primeira Guerra Anglo-Afegã (a menos que consideremos que a Segunda, de resultado ambíguo, anula esta), a invasão da actual Rússia pelos mongóis (de novo, se contarmos os russos como ocidentais), etc. Por outro lado, se não contarmos os russos como ocidentais, temos também as guerras medievais em que os russos derrotaram os Cavaleiros Teutónicos ou os suecos.

Mais um detalhe: Henrique Raposo também escreve que "Desde as Termópolas (...) as forças ocidentais esmagaram..." e "Nas Termópilas, os gregos combateram como homens livres. Do lado persa, havia mais gente de espada na mão. Mas essa gente não passava de um fantoche colectivo de Xerxes"; parece-me haver aqui duas incorrecções: em primeiro lugar, nas Termópilas, quem foi "esmagado" foram os gregos, não os persas (a batalha é apresentado por vezes como um "vitória grega", mas apenas no sentido de "vitória moral", por os gregos terem aguentado mais do que se esperava); em segundo lugar, não sei se os gregos terão combatidos como "homens livres" - a Grécia não era só Atenas, e quem combateu nas Termópilas foi o exército de Esparta, dificilmente um paradigma de liberdade (não que estas duas incorrecções sejam relevantes, até porque talvez se anulem mutuamente, mas já que eu estava com a mão na massa...).

1 comment:

Anonymous said...

"nós" os ocidentais levamos a maior coça de sempre dos mongois.