Saturday, January 13, 2007

A conversa vai ser outra?

A 8 de Junho de 2006, a respeito da morte de al-Zarkawi, eu escrevia:

---------------------------------------------------

Havia duas teorias acerca de al-Zarkawi: uma, de que era o lider da "insurgência" no Iraque; outra, de que era, quando muito, o líder de um grupusculo insignificante que não tinha nada a ver com a "resistência iraquiana"

«Agora que ele foi eliminado, isso pode ser tirado a limpo: nos últimos tempos, estavam a morrer em combate cerca 2-3 soldados norte-americanos por dia no Iraque. Se os números baixarem nos próximos meses, podemos concluir que al-Zarkawi era realmente o comandante da "insurgência".

------------------------------------------------

Neste momento, podemos observar que, de Julho a Dezembro de 2006, morreram 470 soldados norte-americanos no Iraque, o que dá uma média de 2,55 mortos/dia - ou seja, a eliminação de al-Zarkawi não mudou grande coisa.

Agora, Henrique Raposo, a respeito da nomeação de David Petraeus para chefiar as forças norte-americanas no Iraque, escreve que "com este menino a conversa vai ser outra". Vamos lá ver - mantendo a mesma métrica, a melhor maneira de confirmar isso é daqui a seis meses ver a tal média diária de Janeiro a Junho de 2007.

2 comments:

Anonymous said...

a conversa vai ser outra mas o resultado vai ser o mesmo.

AEnima said...

Hum, a informacao a que tenho acesso sobre esse terrorista eh muito diferente. vou procurar a fonte.