Monday, August 20, 2007

Milho transgénico (IV)

Daniel Oliveira discorda da posição de Miguel Portas, entre outras razões porque "[a]tacar a cultura de transgénicos de um agricultor é ir ao elo mais fraco da cadeia".

Ora, se considerarmos que o principal problema das culturas transgénicas é poderem passar os seus genes para as plantas dos terrenos vizinhos (através do vento, abelhas, borboletas...), parece-me que os principais "culpados" serão os agricultores que usam transgénicos (já que são eles que tomam a decisão que, alegadamente, pode levar a essa contaminação). Podermos questionar a legitimidade e/ou a oportunidade do recurso a métodos de "acção directa" (e Daniel Oliveira, nos pontos 2,3 e 4 do seu post dá bons argumentos contra o recurso a esses métodos), mas, recorrendo-se a eles, faz mais sentido que seja contra os agricultores.

Pode-se argumentar que "a culpa não é dos agricultores, é do lobby dos transgénicos", mas não é o "lobby dos transgénicos" (as empresas que desenvolvem os transgénicos) que decide cultivar transgénicos, são os agricultores que os usam (sem querer fazer uma equivalência entre as duas situações, quando alguém comete um crime, o principal culpado é ele, não quem lhe forneceu as armas ou as ferramentas).

1 comment:

Mentat said...

"não cultivar transgénicos se houver perigo de o polén ir para os terrenos vizinhos"

Caro Miguel Madeira

Por isso é que quem cultiva transgénicos, tem que ter cérceas envolventes, e nesses espaços semear cereais do mesmo tipo, mas não transgénicos.
Ou o Miguel pensa que os insectos polinizadores são "reabastecidos em voo", e são tão maus que vão explicitamente, polinizar os vizinhos biológicos.
No entanto não há nenhuma lei que impeça um agricultor de plantar pepinos, paredes meias com outro que tenha plantado melões, só o bom senso e as regras de boa vizinhança.
Sabe o que acontece aos melões num caso desses ?
O que é acha que o agricultor do melões deve fazer ao vizinho dos pepinos ?
Por outro lado, acha que os fabricantes de sementes geneticamente modificadas, são tão tolos, que não se previnem e deixem que um bando de abelhas e mosquitos lhe roubem a curto prazo os clientes, permitindo que as características superiores dos seus produtos se disseminem naturalmente ?
Que seu saiba (e sei muito pouco, mas se calhar mais do que os patetas que andam para aí a protestar) os cereais transgénicos são praticamente estéreis.
.