Wednesday, August 01, 2007

O que tenho a dizer de Bergman e Antonioni

Só vi um filme de Bergman, "Mónica e o Desejo", mas gostei (mas como consta que esse filme é muito diferente dos outros, talvez queira dizer que eu não gostaria dos outros...).

De Antonioni acho que vi dois: "Deserto de Almas", que gostei, e "Blow-Up", que, sinceramente, não me lembro se gostei ou não (tanto pode querer dizer que não gostei e reprimi a memória, como pode significar que o comecei a ver há meia noite e tal e estava meio a dormir - isto foi há mais de 15 anos).

[diga-se que as minhas preferências vão mesmo mais para Roger Corman, logo esta avaliação vale o que vale...]

1 comment:

Pedro Magalhães said...

"Mónica e o Desejo" não será talvez o Bergman típico, mas se gostou também há-de gostar dos outros. De entre os filmes de Bergman que vi - e já vi bastantes - destaco três: "O Sétimo Selo", "O Silêncio" e "Persona" (acho que este último em Portugal teve o título "A Máscara", mas não tenho a certeza...)

Do Antonioni já vi tudo menos, precisamente, o "Zabriskie Point -Deserto de Almas" e os documentários do início de carreira. Foi um realizador genial e inovador, mas o seu cinema talvez seja menos «acessível» que o do Bergman.

Quanto ao Corman, muito boa gente vê nele um génio e presta-lhe culto. Eu dele só vi duas adaptações do Poe com o Vincent Price e, sinceramente, não me converti. Mas gostava de ver um chamado "The Trip", que um amigo meu considera o melhor filme de todos os tempos...