Monday, September 17, 2007

Iraque: Governo proíbe actividade de sociedade de segurança privada EUA

Via Lusa.

Esta é a companhia de mercenários empresa de segurança que esteve na origem da batalha de Falluja, quando quatro dos seus operacionais foram mortos e pendurados numa ponte pelos rebeldes.

Já agora, um artigo (já velhinho) de Paul Krugman relacionado com assunto (e mais outro).

5 comments:

Anonymous said...

Olá vizinho.

A confirmar-se (e Condy Rice já está a fazer tudo para que não se confirme) é das notícias mais importantes a chegar-nos do Iraque nos últimos tempos. É que, com 6 vezes mais homens que as forças armadas britânicas (30 000), a Blackwater é imprescindível, indispensável para a presença ocupante no Iraque, em particular nas explorações petrolíferas e na zona verde de bagdade.

A expulsão da Blackwater mudaria radicalmente o paradigma de operação mesopotâmicas dos EUA.

Escrevi dois artigos sobre isto no meu blogue: um deles foi o post inaugural, há meses, e o outro foi ontem. Faz o favor de dar uma espreitadela e comentar:

http://nadirdostempos.blogspot.com/2007/09/guas-turvas.html
http://nadirdostempos.blogspot.com/2007/07/quiz.html

Anonymous said...

Claro que os portugueses que vao para o afganistao ou kosovo nao sao mercenarios... Vao la defender a "patria" e os "direitos humanos".

Anonymous said...

o mundo está louco, parece que estamos a regredir.

estes tipos fazem-me lembrar os pinkertons nos states.

as pessoas esquecem-se do passado e deopis repetem as asneiras. até parece que isto é algo de novo, de uma mente iluminada.

caro filipe abrantes,

nao fale de boca cheia, um militar não é um segurança, um militar vai para um teatro de guerra com todas as medidas estrictas e rigidas que isso exige.
ao contrario de muitos destes mercenarios que andam com SUVs no meio de um cenario de guerra. sim pork o iraque é um cenario de guerra.
estes mercenarios ganham muito mais e estao pior equipados que militares (apesar daquela historia sobre os coletes a prova de bala dos marines americanos...).

por ultimo um militar pode muito bem ficar no quartel sem ir pra guerra e nao arriscar a vida, pork ao fim do mes tem o seu.

para finalizar, acabou de chamar mercenarios aos pobres desgraçados que foram enganados pra ir pra guerra e que foram voluntariamente, para, supostamente, "libertar o iraque".
ou esses tambem nao sao soldados, como os portugueses?

Anonymous said...

agitador,

tanta conversa, mas de facto os tugas que vão hoje em dia para a guerra não são mais nem menos mercenários do que os das privadas. Isso não consegue contradizer.

«estes mercenarios ganham muito mais e estao pior equipados que militares (apesar daquela historia sobre os coletes a prova de bala dos marines americanos...).»

Conclusão disto? Apenas que os privados exploram menos os seus militares.

Miguel Madeira said...

"Conclusão disto? Apenas que os privados exploram menos os seus militares."

Ou então que o Departamento da Defesa dos EUA paga mais por soldado à Blackwater e empresas afins do que paga aos soldados do exército regular.