Wednesday, September 12, 2007

O Tibete dos Lamas

O "outro lado" da história:

Friendly Feudalism - The Tibet Myth, de Michael Parenti

E o "outro lado do outro lado":

A Lie Repeated - The Far Left’s Flawed History of Tibet, no Students for a Free Tibet

Agora, uma questão que me ocorre: imagine-se o Tibete não tinha sido ocupado pela RPC - que, sendo uma ditadura comunista com uma politica pró-capitalista, é um regime de que é "politicamente correcto", em quase todos os quadrantes, dizer mal - mas sim por um regime pró-ocidental.

Quantos artigos não seriam escritos a dizer que os defensores da "causa tibetana" seguiam os mitos do "bom selvagem", eram "relativistas culturais pós-modernos", tinham "um ódio à civilização moderna, à razão e à ciência e uma admiração pelo obscurantismo religioso" e que "Hitler também admirava a civilização tibetana e que a esquerda radical caviar comunga com os nazis o ódio nihilista aos valores ocidentais"?

7 comments:

Anonymous said...

é desmoralizante estas dicotomias. Para quem cai de pára-quedas na blogosfera tem a sensação de que a capacidade crítica andou para trás uns séculos. E as acusações de "bovinidade" não faltam quando alguém se desalinha, é um paradoxo. Estive agora a lêr o blogue causa liberal - e o nome é explicito - e tive a sensação de estar a lêr um folhetim norte americano. Será a causa liberal a causa dos EUA? Será por isso que em nenhum blogue "liberal" vi referências ao golpe de estado chileno? Será que a subserviência a que acusam o governo Português em relação à china não é a mesma que eles praticam para os Estados unidos? De cócoras ou de joelhos, quando se auto-censura os pontos menos agradáveis não é exactamente o mesmo? apenas um deabafo..

Miguel Madeira said...

Até não tenho nada essa impressão da Causa Liberal - até me parece o blogue da "direita liberal" mais critico à politica norte-americana (nomeadamente em questões internacionais).

Anonymous said...

Não sei, dos poucos que li, o blasfemias, atlantico, insurgente, 31daarmada, nenhum era tão culturalmente digamos estadounidense. Foi mais como exemplo até porque não o li exaustivamente e nada sei do ranking americanista dos blogues. Falo no geral. Mas esta espécie de etnocentrismo EUA deslocalizado nos blogues ditos liberais concerteza tem implicações ao nível da mundividência. Nao sei porque raio estando como estamos na periferia haveriamos de partilhar visões redutoras da realidade importadas dos eua. é uma auto castração cingir o pensamento critico a uma cartilha. Eles tem tanta coisa boa, mas a politica nao é uma delas..
Mais um desabafo

Miguel Madeira said...

Bem, em termos de artigos, efectivamente a CL é quase só re-postagens de textos norte-americanos.

Mas, em termos de conteúdo, grande parte desses textos são dos autores "isolacionistas", que acham que os EUA devem deixar de se envolver nos assuntos internacionais, o que acaba por lhe dar um toque anti-imperialista que, se viesse de outros quadrantes, poderia ser facilmente chamada de "anti-americano"

Luís Bonifácio said...

O Mundo não é a preto e branco é mais uma escala de cinzentos. Nem a ocupação chinesa do Tibet nem o Tibet autocrático representam o paraíso na terra.

A imagem do Tibet dos Lamas que temos foi-nos dada por Heinrich Harrer, oficial das Juventude Hitleriana e das SS que passou lá os anos da II guerra, no seu livro "7 anos no Tibet", que há 10 anos atrás foi passado a filme com Brad Pitt.
Este livro não foi escrito a pensar na teoria do bom selvagem, mas sim na crença nazi de que os tibetanos seriam a raiz da civilização ariana.

Anonymous said...

Bem visto.

Miguel Madeira said...

Já agora, filipe abrantes, na próxima semana há-de sair o tal posto sobre o "comunismo de conselhos".