Tuesday, May 12, 2009

Por ano, convém dizer

O Correio da Manhã noticia, na capa, "Bela Vista custa 1 milhão em subsídio" (referindo-se às despesas com o RSI). O titulo não dá, claro, nenhuma informação útil (1 milhão de euros por dia? 1 milhão de euros desde que foi criado o RSI?); lendo a noticia, percebe-se que é por ano* (se era um truque para me fazer comprar o jornal, falhou - eu li-o no expositor do Continente).

No entanto, ouvi pessoas a comentar "Um milhão de euros POR MÊS! É para isto que vão os nossos descontos".

* lá diz "São 275 as famílias que recebem "uma média de 300 a 350 euros por mês" (...). Fazendo as contas a doze meses, as famílias apoiadas pelo Estado recebem cerca de 1,155 milhões de euros por ano do Ministério da Solidariedade Social". A virgula levantou-me alguma dúvida (seria "um virgula cento e cinquenta e cinco milhões" ou "mil, cento e cinquenta e cinco milhões"?), mas fazendo as contas (350x275x12) confirma-se que é uma vírgula decimal, não um separador de milhares.

2 comments:

João Branco (JORB) said...

a "média de 300 a 350 ..." também é um conceito matemático interessante

PedroB said...

Em Portugal, e penso que em toda a Europa, a virgula e' SEMPRE um separador decimal. So' nos EUA e' que ela e' usada como separador de milhares.