Wednesday, July 29, 2009

Leave her alone, and send her the money

No blog de campanha do CDS, Maria Carvalhosa pede que a "deixem em paz" a respeito daquela proposta do PS do Estado "dar" 200 euros a cada recém-nascido.

Primeiro pensei que ela fosse escrever algo do género "não me venham com incentivos à natalidade; eu tenho filhos se e quando e quantos quiser!". Mas não - o que ela acha é que o Estado deve entregar o dinheiro directamente aos pais em vez de abrir uma conta para os filhos.

"Então se o incentivo é para a natalidade não deveria ser entregue aos pais? E mesmo aceitando o ‘porreirismo’ da medida, se fosse dos filhos, não deveriam ser os pais a decidir como geriam esse activo financeiro?"

A respeito do primeiro ponto, eu até concordo - tal como está desenhada, esta medida não é de "incentivo à natalidade". No entanto, a respeito do segundo, penso que não há nada de peculiar em donativos a menores serem feitos sob a forma de uma conta (ou uma aplicação semelhante) para ficar intocada até ele atingir a maioridade; mesmo entre familiares, acho que não é muito raro doações dessas.

No comments: