Wednesday, September 09, 2009

Sistemas de saúde comparados

Olhando para os debates entre os lideres partidários portugueses e para a discussão sobre a reforma do sistema de saúde nos EUA, reparo que Paulo Portas e Manuela Ferreira Leite, pelos padrões norte-americanos, seriam ultra-radicais de esquerda.

Afinal, a ideia de o SNS pagar intervenções no sector privado é, basicamente, o single-payer health system defendido por Mike Gravel, Ralph Nader, etc. A diferença é que estes defendem isso como a regra, enquanto (pela conversa que ouvi) MFL e PP parecem defender isso a titulo supletivo ("nos casos em que os hospitais públicos não dêem resposta..."), ultrapassando pela esquerda os "esquerdistas" dos EUA.

4 comments:

miguel said...

Em princípio a definição de "direita" está muito mais dependente do status quo onde a dita está inserida. A direita está associada ao "não-questionar o sistema", à manutenção do status quo com um ou dois retoques, etc.

Por outro lado, o Barack Obama e o Nader seriam direita neo-liberal na Europa...

João Branco (JORB) said...

A mim parece-me que a direita portuguesa quer mudar o status quo (que é de sistema de saúde público).

Eu diria que o que acontece é tão-somente que os partidos "moderados" são considerados moderados, não por quererem uma mudança de paradigma menos radical do que os radicais, mas tão-somente por estarem dispostos a obtê-la passo a passo.

Paulo Portas e Ferreira Leite provavelmente o que querem é um sistema de saúde tipo americano pré-LBJ, e Nader quer um sistema de saúde todo estatizado.

Só que pedem-no pouco a pouco para não serem chamados radicais.

agitador said...

concordo com o joao branco.

a ideia peregrina do privado ficar com os "excedentes" do publico, segundo o argumento de haverem pessoas que morrem por falta de resposta so sns é absurda, isto porque:
primeiro, num caso de vida e de morte os hospitais publicos sao os unicos que conseguem dar resposta.
segundo, em vez de usar esse suposto dinheiro para melhorar o sistema já existente, vai-se distribuir dinheiro pelas clinicas privadas... colocando o topico na tal suposta critica de direita de que os esquerdistas "gostam de atirar dinheiro para cima dos problemas".

el comunista said...

Consulta "alutaoperaria.wordpress.com" ou estoutrasnotaspoliticas.blogspot.com" e junta-te a campanha pela libertação de Manuel Pérez Martínez (ARENAS)Secret.Geral do PCE(R).