Saturday, September 19, 2009

Eu sou contra os benefícios fiscais às Contas Poupança Habitação


No entanto, enquanto esse benificio existiu, fazia uma CPH todos os anos - cada ano, aplicava uns 2.000 euros numa CPH; no ano seguinte, usava esse valor para fazer uma amortização extraordinária do empréstimo, tinha uma dedução à colecta no IRS de 600 euros (30% de 2.000) e fazia outra CPH de 2.000 euros.

À partida, a CPH seria um mau negócio, já que o seu juro era normalmente inferior ao do empréstimo (pelo que, em vez de fazer um CPH no ano X e amortizar o empréstimo no ano X+1, seria mais rentável amortizar logo no ano X). No entanto, a dedução à colecta tornava o que em principio seria um investimento medíocre num negócio da China, com uma rentabilidade anual real próxima de 30%.

E nem se pode dizer que esse beneficio fiscal fomentasse a poupança - pelo menos eu, desde que deixou de haver benefícios às CPH (será que isso contribuiu para a queda do governo Santana?), o que faço é amortizar o empréstimo todos os anos em vez de deixar o dinheiro um ano a fermentar numa CPH; penso que em termos de efeitos sob a poupança global vai dar ao mesmo.

1 comment:

Anonymous said...

"Há partida"?