Thursday, April 26, 2012

O novo interface do Blogger

Completamente irritante.

Para começar, mudar os sitios onde estão as coisas (e obrigando os utilizadores a re-treinarem-se) só faz sentido se haver alguma vantagem nisso. Ora, não vejo que o novo interface tenha trazido qualquer valor acrescentado (a unica coisa adicional que noto são as estatisticas de visualização - imagino que do Google Analytics ou coisa do género - mas isso não me interessa para nada: já tenho as do sitemeter). Aliás, quando se fala em "um novo interface mais intuitivo", isso raramente faz sentido: normalmente, "intuitivo" é aquilo a que estamos habituados (se fossemos andorinhas, achariamos voar "intuitivo"), logo um novo interface (quase) nunca é "intuitivo".

Mas, independentemente do incómodo que a mudança traz sempre, este mudança parace-me ter problemas intrinsecos:

 - As cores e os seus contrastes são muito mais esbatidos, e é muito menos marcada a diferença entre as várias secções do interface; isso torna muito mais díficil a navegação para alguêm que tenha problemas de atenção e/ou concentração (como eu - note-se que eu sou o tipo de pessoa que tem que ir três vezes levantar dinheiro ao multibanco porque das duas primeiras esqueço-me do vou fazer antes de chegar à máquina).

[Uma nota - as mudanças de interface gráfico nos sistemas informáticos são quase sempre no sentido de tornar as cores mais esbatidas; penso que também foi assim quando o sitemeter mudou; e comparem o antigo ícone dos ficheiros de programas em Python com o novo.

Será que a razão é porque os computadores mais antigos - como o ZX Spectrum que ganhei no Natal de 1984 - só permitiam uma gama reduzida de cores*, sem grande capacidade para tons intermédios, pelo que agora cores matizadas e sem grandes contrastes são vistos como simbolo de "tecnologia de ultima geração"?]

- Para visualisarmos um post (quando estamos na secção da mensagens), em vez de clicarmos no titulo do post, temos que ir abaixo do titulo e clicar numa etiqueta mesmo ao lado da etiqueta para "Eliminar"; desconfio que ainda vou apagar muitos posts por engano

- Quando estamos a escrever um post, não dá (acho) para aceder directamente ao "painel", tornando mais díficil estar a escrever num blogue num dado momento e depois mudar para outro blogue

- Na lista geral dos blogues, agora aparecem os blogues todos, incluindo os "desactivados"; isso é um problema porque há duas versões do Vias de Facto, a activa e uma para testes (que antes só se via selecionando essa opção), e agora aparecem-me as duas à frente quando abro o Blogger (eu suspeito que deve haver uma maneira de ocultar a versão que não uso, mais ainda não percebi como)

- No painel, antes era fácil ir directamente para, digamos, a secção mensagem de um blogue específico; agora, acho que temos que ir a uma lista pendente ou coisa do género

* há que anos que não ouço falar no "cião" ou no "mangenta"

3 comments:

José do Rosário said...

Totalmente de acordo.O Bloguer mudou para pior.Com inovações destas é andar para trás. Estou a pensar em mudar

Unknown said...

Penso que continua com a opção de manter a plataforma antiga...

Miguel Madeira said...

Só até ao fim deste mês