Monday, May 07, 2012

A esquerda, a direita e as grandes superficies

Parte da explicação para isto pode estar no que talvez seja, tanto à "esquerda" como à "direita", uma contradição entre o "povo" e os "intelectuais" de cada área.

Numa maneira geral, penso que os "intelectuais", bloggers e afins da direita tendem a ser favoráveis às grandes superficies, a promoções, ao "mercado a funcionar", etc., enquanto os da esquerda tendem a ser mais críticos.

Mas vamos ver as coisas de outra maneira - quais são os interesses dos eleitores respectivos?

Primeiro, vou aventar uma hipotese (bastante discutível) sobre quais são os grupos sociais significativos que apoiam cada área política:

Apoiantes tradicionais da esquerda:

- trabalhadores "subalternos" (tanto a nível de rendimento como de função) das grandes empresas

Apoiantes tradicionais da direita:

- pequenos e médios empresários

Eleitores flutuantes tradicionais:

- trabalhadores das pequenas e médias empresas
- quadros intermédios das grandes empresas

Esta dimensão social pode ser complementada com uma dimensão geográfica - mantendo o resto igual, quanto mais rural mais de direita, quanto mais urbano mais de esquerda.

Poderão perguntar "Faltam os artistas e intelectuais, à esquerda! E os grandes empresários, gestores e bloggers liberais, à direita!". Mas lembrem-se do "significativos" à frente de "grupos sociais" - esses grupos não têm importância demográfica.

Agora, o ponto onde eu quero chegar - quais são os grupos mais beneficiados pelas grandes superficies, nomeadamente quando estas fazem promoções? E quais são os grupos que beneficiam menos, ou que até são prejudicados?

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