Tuesday, January 09, 2007

Livro vs. Filme, outra vez

Ontem fui ver o Eragon (já que adorei o livro e a história de um camponês em luta contra um rei maléfico tem sempre potencial ...). Uma coisa vos digo: com esse filme, o famoso lugar-comum "o livro é melhor que o filme" atingiu um novo significado (e subscrevo quase todos os comentários feitos pelos espectadores no IMDb).

3 comments:

Elise said...

Nem para passar tempo?

Miguel Madeira said...

Para quem tenha lido o livro, acho que o filme não serve nem para passar tempo, já que se fica o tempo todo a pensar no contraste entre o filme e a nossa imagem mental do livro.

Para quem não tenha lido, talvez sirva para passar tempo, mas duvido: acho que quem não tenha lido o livro nem percebe o que se está a passar no filme, já que a acção desenvolve-se muito depressa (da mesma forma, acho que, se não tivesse lido o Código Da Vinci, também não tinha percebido o filme).

Talvez o problema principal com o Eragon tenha sido pegar-se num livro de 500 páginas e fazer um filme de hora e meia (compare-se com o Senhor dos Anéis - os livros têm carca de 400 páginas e os filmes 3 horas).

Miguel Madeira said...

Também diga-se que o unico caso que me lembro de ter visto o filme e lido o livro e gostar dos dois ao mesmo nível (sem achar um melhor que o outro) é "Os Marginais".