Sunday, January 28, 2007

O caso dos blogues pró-vida

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que, ao contrário da minha camarada Helena Pinto, é me absolutamente indiferente a quem o blogue do não linka ou deixa de linkar.

No entanto, alguns argumentos usados para defender o link do blogue do não ao blogue Pela Vida (cujos redactores têm posições naquilo a que usualmente se chama "extrema-direita") soam-me a "desculpas de mau pagador":

Por exemplo, há quem diga "pois, o blogue-do-não linka a um blogue que por sua vez tem links para blogues de extrema-direita"; ora, o Pela Vida não é apenas um blogue que linka para blogues de extrema-direita; os links que lá estão referem-se aos colaboradores do blogue (estão sob o titulo "contributors"), portanto, se os sites dos colaboradores são de extrema-direita, o blogue é de extrema-direita (embora não necessariamente "neo-nazi" - pelos blogues que conheço, parece mais um "frente unida" de tradicionalistas, católicos integristas, neo-fascistas, nacional-"anarquistas", etc.; se há neo-nazis propriamente ditos, não sei).

Outro argumento é o de PPMascarenhas: "o facto de se lincar entre blogues não quer dizer concordância ou sequer simpatia, mas um convite ao debate ou ao confronto, que demonstra a mais livre das tolerâncias democráticas"; em abstracto, é verdade que um link não significa concordância ideológica (afinal, o blogue que faz mais links a artigos meus até é capaz de ser O Insurgente, com o qual desacordo em quase tudo); no entanto, o link do blogue do não para o Pela Vida está catalogado como "blogues alinhados":

















De novo, volta a repetir que me é indiferente a quem o blogue do não linka: este post não pretende ser uma critica a esse blogue, mas a algumas vozes (ou melhor, teclados) que sairam em sua defesa.

Já agora, antes que isto degenere numa discussão a respeito de quem e quem não é "extremista", informo desde logo que eu me considero de "extrema-esquerda".

No comments: