Tuesday, September 23, 2008

Chuva e aquecimento global

Quando caiem umas chuvadas fortes, aparece sempre alguém (a sério ou a brincar) dizendo “Então, e o aquecimento global?”.

Recordo que o “aquecimento global” não se chama “seca global” – a teoria sobre o aquecimento global diz que (se não houver uma redução das emissões de gases de estufa) a temperatura na terra vai aumentar, não que a terra vai ficar mais seca ou que vai chover menos.

Provavelmente, como nós vivemos num clima temperado, onde a estacão mais quente até é a mais seca (acho quer seria ao contrário num clima tropical), temos tendência a pensar em “calor” e concluir “vai chover menos, então?”. Mas não tem nada a ver uma coisa com a outra – na verdade, se o “aquecimento global” fizesse a terra ter um clima tropical (como penso que tinha há uns milhões de anos atrás) até implicaria um clima mais chuvoso.

3 comments:

Anonymous said...

Também de notar que no caso da Europa Ocidental

aquecimento global = arrefecimento local

segundo se prevê

NC said...

Miguel Madeira,

está desactualizado. Já não existe "aquecimento global" mas sim "alterações climáticas". Assim já dá para aquecer e arrefecer e em ambos os casos isso significar catástrofe induzida pelo Homem. Se as temperaturas subirem, está provado existir alterações climáticas. Se descerem, também. Desonestidade intelectual e científica no seu melhor.

JP said...

Lá dizia o meu bisavô:
"Isto desde que o Homem foi à lua, o tempo nunca voltou a ser o mesmo".