Monday, September 22, 2008

E mais ainda sobre a crise (isto dá para um blogue inteiro)

Um post de Chris Dillow: Nationalize mortgage lending
The case for it doing so is simple. The cost of financing is lower for the government than for private mortgage lenders - especially now. It should, therefore, be able to lend on better terms than private lenders, potentially under-cutting the lot of them.

But wouldn’t the greater inefficiency of state-run organizations, plus their notorious lack of innovation, offset this advantage?

Why not let the market tell us, with government competing against banks? I suspect the latter wouldn’t do too well. These have been badly managed. And what innovation they have undertaken has consisted largely in new ways to lose money, rather than genuinely useful innovations such as long-term fixed rate mortgages or shared equity schemes.

Perhaps, then, mortgage lending is a job that could be better done by the state than private sector.
Este post ocorre-me na sequência da discussão sobre a regulação ou não-regulação do sector bancário.

Se tivermos bancos não regulados e não seguros pelo Estado, em principio teremos um risco permanente de corridas ao banco (mesmo que não haja nenhuma razão para elas).

Se tivermos bancos não regulados mas seguros pelo Estado, os donos terão um incentivo para conceder empréstimos de alto risco, já que é um jogo "caro ganho eu; coroa, os contribuintes perdem".

Se tivermos bancos regulados e seguros pelo Estado, temos o problema de como fazer uma boa regulação.

Possíveis soluções:

a) Nacionalizar a banca (ou então, limitar a garantia aos bancos públicos; quem depositasse nos bancos privados faria-o por sua conta e risco - mas suponho que, assim, os bancos privados em breve abandonariam o mercado, excluindo alguns vocacionados para clientelas especificas, estilo private banking)

b) Os bancos passarem a emprestar no mesmo prazo que os depósitos que têm - isso implicaria não concederem empréstimos sobre depósitos à ordem; os depósitos a um ano só poderem ser emprestados a um ano (ou menos); só concederem crédito a 30 anos se tiverem depósitos pelo prazo de 30 anos, etc. (não me parece muito prático, mas eliminava o problemas das corridas aos bancos)

c) Os bancos passarem, em caso de "corrida ao banco" e já se terem acabado as reservas, a dar aos seus depositantes uns vales dizendo algo como "a partir de 01/01/2010 pode ser trocado por 1.000 euros aos balcões deste banco". P.ex., eu ia ao banco levantar 1.000 euros e, como não tinham o dinheiro, davam-me 5 vales no valor de 230 euros, um a levantar daqui a um ano, outro daqui a 2, etc., o que representaria um juro real de cerca de 5%. Isto pode parecer uma coisa absurda, mas a probabilidade de um banco (com reservas fraccionais) conseguir honrar esta promessa de pagamento faseado é muito maior do que a de conseguir honrar uma promessa de pagamento imediato (e, se houvesse confiança de o banco conseguir mesmo pagar daqui a um ano, até era possível que esses vales fossem aceites como moeda em lojas e afins), logo este sistema seria menos instável que o sistema "clássico" (e, logo, mesmo as "corridas ao banco" seriam menos frequentes que nos bancos clássicos.

Estes três sistemas bancários parecem-me os mais seguros a longo prazo (com alguma incorrecção, acho que poderíamos chamá-los, respectivamente, o "sistema Marx", "o sistema Rothbard" e o "sistema Spooner/Tucker")

4 comments:

Anonymous said...

atençao que eu sou um ultra leigo nesta materia, no entanto andei por ai a tentar perceber mais ou menos como funciona.

até agora sei que dinheiro é divida

Camisa said...

em Portugal existe 1 banco público e não foi por causa disso que os bancos privados desapareceram...

Miguel Madeira said...

Mas o Estado, em última instência, assegura os depósitos de todos (não apenas os da CGD)

Anonymous said...

como proponho o fim do estado e do capitalismo, penso que caberia a cada um escolher a soluçao que lhe conviesse para o tipo de produto em questao (casa (demora mais tempo), carro, etc).

agora a minha questao é seria isso possivel?