Tuesday, June 13, 2006

O que quer dizer "capitalismo"?

Dos Santos, a respeito dos possíveis sentidos da palavra "capitalismo", escreve que "as demais são distorções intelectualmente desonestas do significado da palavra por motivos de oposição crítica e com mera intenção de denegrir a matéria para o efeito da qual se argumenta contrariamente", referindo-se, penso eu, às definições "2" e "3" de "capitalismo" (recorde-se que a "definição 2" é "um sistema em que o Estado apoia as grandes empresas" e a "3" é "um sistema em que os trabalhadores trabalham para um patrão proprietário dos meios de produção").

Se percebi efectivamente o que Dos Santos pretendia dizer, acho que é exactamente o contrário - a definição original de "capitalismo" (termo que, recorde-se, foi inventado pelos socialistas) era a "3", e a "1" ("mercado livre") só surgiu mais tarde, já por contraposição ao "socialismo de estado" (quanto à "2", penso que quase ninguém a utiliza - talvez apenas os "left-libertarians" norte-americanos).

Mas, será que esta questão ("o que quer dizer capitalismo") tem alguma importãncia? Eu primeiro pensei que não, mas pensei melhor no assunto e conclui que até é bastante importante: no fundo, todo o argumento de "como é que os anarquistas querem acabar com o mercado sem um estado?" (ou de que "o socialismo, para subsistir, tem que impedir actos capitalistas consentidos entre adultos") baseia-se nessa confusão.

3 comments:

Anonymous said...

há sempre muita confusão, até na TV os "especialistas" se mostram ignorantes.

o capitalismo, como alias o nome indica, está apenas relacionado com o regime de propriedade.

mercado sempre existiu, existe e existirá, pois todos somos individuos interdependentes.

Miguel Madeira said...

"mercado sempre existiu, existe e existirá, pois todos somos individuos interdependentes."

Bem, isso também depende do que definirmos por "mercado" (realmente, as definições são uma coisa complicada...)

Anonymous said...

o mercado é o complexo que forma toda a sociedade na satisfação das suas necessidades, composta produtores e consumidores.

os produtores são consumidores e os consumidores são produtores.

porque a sociedade é complexa o mercado tambem o é, sendo composta por seres com desejos, apirações, paixões, racionalidades e necessidades.

os individuos despojados de qualquer tipo de coerção e impelidos pelo seu amor egoista, formam uma união de egoistas para dar origem áquilo que se chama de comunidade, por forma a defenderem a sua liberdade.