Thursday, March 29, 2007

O "mau selvagem"

A respeito da questão sobre se o ser humano é ou não naturalmente um "monstro sanguinário", seria conveniente quantificar a problema - a partir de quantas mortes dentro da mesma espécie por x habitantes poderemos considerar o homem (ou outro animal qualquer) como "naturalmente mau"?

É que por vezes desconfio que o que se passa é que os adeptos do "mau selvagem" usam como critério "basta ser maior que zero para provar que o homem é naturalmente mau" e os do "bom selvagem" usam como critério "basta ser menor que durante a II Guerra Mundial para provar que o homem é naturalmente bom".

Já agora, se fossemos aplicar este critério a outros animais (p.ex., para ver quais são os animais "piores" que o homem), será que o canibalismo de crias recém-nascidas (como por vezes acontece, p.ex., entre os gatos) deverá contar para a estatistica? É que se pode argumentar que, muitas vezes, esse canibalismo não é uma manifestação de agressividade intra-especifica, mas apenas sinal que não distinguem essas crias como membros da espécie (logo, os bloqueios instintivos contra matar animais da mesma espécie não são activados); afinal, o mesmo gato que come um gatinho recem-nascido pode, umas semanas depois, estar a brincar alegremente com as crias sobreviventes.

[Ou será que eu acabei por entrar por caminhos pouco recomendáveis para um post que, provavelmente, muitos leitores vão ler antes ou a logo a seguir ao almoço?]

5 comments:

aL said...

Miguel, creio que os gatos apenas matam crias que terão menos hipoteses de sobrevivencia [devido a anomalias várias, ou por a ninhada ser maior que a capacidade de amamentação da fêmea]

os leões, por exemplo, matam as crias que não são suas, independentemente de serem ou não saudáveis, é uma questão de proliferação dos genes.

de qualquer das formas penso ser difícil afirmar que determinada pessoa é boa ou má, as suas acções são boas ou más.

por exemplo a BBardot é uma grande activista da PETA e apoioa o Le Pen, isso faz dela uma pessoa boa ou má? Quais as acções que deverão ser [mais] valorizadas aquando a caracterização do seu caracter?

Miguel Madeira said...

"Miguel, creio que os gatos apenas matam crias que terão menos hipoteses de sobrevivencia"

Não me estava a referir a gatos mortos pela mãe, mas sim por outros gatos das redondezas - e o exemplo baseia-se num gato que eu conheço, que, quando há ninhadas de gatos tem que ser isolado para não ir "petiscar", mas, quando os gatinhos já correm e saltam, vai brincar com eles (e, aparentemente, não os magoa).

Por outro lado, talvez uma colónia de gatos a viver na varanda de um apartamento tenda a desenvolver comportamentos pouco naturais (mas já vi casos de pedo-canibalismo em gatos vivendo ao ar livre).

aL said...

«o exemplo baseia-se num gato que eu conheço»

Há qui um problema amostral qualquer, não há Miguel???

mas achas que me consegues responder a "por exemplo a BBardot é uma grande activista da PETA e apoioa o Le Pen, isso faz dela uma pessoa boa ou má? Quais as acções que deverão ser [mais] valorizadas aquando a caracterização do seu caracter?
"?

Miguel Madeira said...

"mas achas que me consegues responder a (..)?"

Acho que não.

aL said...

Acho que não

;)