Thursday, March 15, 2007

Sobre Persas e Espartanos

Acerca do filme 300, muita gente tem falado da batalha das Termópilas como um conflito entre "liberdade" (representado pelo gregos, nomeadamente espartanos) e "tirania" (os persas).

Bem, se definirmos "liberdade" no sentido de "soberania nacional" ou "soberania da cidade-Estado" (ou seja, como "liberdade colectiva"), isso faz sentido - de um lado temos Esparta, a defender a sua independência (e a das outras cidades gregas), e do outro, o expansionista Império Persa.

Mas, se formos ver a coisa em termos de liberdade pessoal, será que, apesar de tudo, não haveria mais disso na Pérsia do que em Esparta?

Registe-se que se calhar a Pérsia não era tão tirânica como se anda a dizer - afinal, os persas, quando conquistaram Babilónia, até permitiram aos judeus (que lá estavam cativos) regressar à "Terra Prometida".

5 comments:

Anonymous said...

Isto é uma referência à invasão do Iraque pelos EUA, ou é só coincidência?

Miguel Madeira said...

E, nessa analogia, que seria o Iraque e quem seria os EUA? Os espartanos ou os persas?

Revolinker said...

Um deles é a maior potencia militar do mundo , usando armas numerosas, veículos (animais) gigantes, outro é um grupo de resistentes soldados relativamente mal-equipados. em termos de situação militares, fica fácil saber quem é "espartano" atualmente: Os árabes, os Persas, os Coreanos são espartanos.

Anonymous said...

A referência é o "Sur la liberté des anciens et la liberté moderne" de B. Constant.

Miguel Madeira said...

«A referência é o "Sur la liberté des anciens et la liberté moderne" de B. Constant.»

Não exactamente - penso que a "liberdade antiga" de Constant tinha a ver com a ideia de "participação no governo"; eu estava mais a pensar na ideia de "independência da cidade" (independentemente do regime politico que funcione lá dentro).

Mas também podia ser essa a referência, já que penso (ou nelhor, tenho a certeza) que havia mais participação dos cidadãos no governo de Esparta do que no do Império Persa (embora muito menos do que em outras cidades gregas, como Atenas).