Friday, March 09, 2007

Ainda a respeito de Salazar e do fascismo

Acerca dessa polémica (e da tendência que por vezes há para fazer disso quase um caso de vida ou de morte), aproveito para relembrar algo que escrevi em Maio de 2006:

Mas, será que isto é muito relevante? Eu acho que não (ou melhor, é, mas noutro contexto [*]) - para os oposicionistas, serem presos e torturados pela policia não é substancialmente diferente de serem presos e torturados por uma mílicia de camisas-coloridas. Também é mais ou menos indiferente se os adjuntos do ditador são "notáveis" tradicionais (catedráticos e generais) ou quadros partidários.

A diferenças entre fascistas e conservadores autoritários "à moda antiga" é mais relevante antes de chegarem ao poder (uns organizam manifestações e usam uniformes, enquanto os outros conspiram em restaurantes selectos). Depois de chegarem ao poder, as diferenças tenderão a esbater-se (sobretudo se os "conservadores à moda antiga" forem também nacionalistas): uma ditadura clássica, se tiver ambições de continuidade, tenderá a organizar os seus apoiantes (criando, assim, uma espécie de "partido do governo"); por seu lado, depois de um movimento fascista chegar ao poder, muita gente irá entrar para o partido ou para a milicia apenas para fazer carreira, diminuindo o seu vigor ideológico e tornando-os como um mero prolongamento do aparelho de Estado.

* neste outro post, digo qual é esse contexto em que a discussão se torna relevante

3 comments:

Filipe Castro said...

Concordo plenamente!

Filipe Castro said...

Leu "Cofessions of an Economic Hit Man"?

Miguel Madeira said...

«Leu "Cofessions of an Economic Hit Man"?»

Não.