Tuesday, July 03, 2007

Ainda acerca de livros

Ao responder à corrente do Helder Ferreira, lembrei-me das minhas entrevistas de emprego: perguntavam-me o que gostava de fazer nos meus tempos livres, entre outras coisas eu dizia que gostava de ler, perguntavam-me o que tinha lido recentemente, e eu ficava embasbacado sem saber o que dizer - afinal, não devia ser boa ideia dizer numa entrevista que andava a ler "Da Greve Selvagem à Autogestão Generalizada", "As Tarefas dos Conselhos Operários" ou "Concepção Anarquista do Sindicalismo" (era o que eu costumava ler há uns 10 anos atrás). Lá tinha que me lembrar de algum livro normal que andasse a ler na altura...

6 comments:

Gabriel Silva said...

excelente!

Miguel Madeira said...

O que é que é "excelente"?

aL said...

ahahah!!!

eu há 10 anos atrás lia [por prazer] quase em exclusivo brecht... aliás, acho que na altura só lia teatro...

Gabriel Silva said...

sorry, pareceu-me evidente o momento verdadeiramente humoristico de estar á procura de um emprego e a ler «Da greve selvagem à autogestão generalizada».
Dava uma coisinha má ao entrevistador....

Anonymous said...

Miguel,

pois acredito que não devia ficar embasbacado.

Afinal, são leituras de peso, com conteudo, afinal são todas construtivas.

Mas que numa entrevista dizer que le tais livros, assim como qualquer outro livro que fuja do consenso mediano, pode dar um ar de "pedantismo".

É dificil se enquadrar no que seria "normal", afinal, nem todos se interessam pelo livros como nós.

Abraços, Guilherme.

Luiz said...

Isso me lembrou algo que aconteceu comigo recenteme.

Era a primeira aula de uma disciplina eletiva: Empreendedorismo. O professor decidiu que na primeira aula seria interessante que cada um compartilhasse um pouco com outros. Então ele fazia o seguinte questionário:

"Qual o seu nome, seu time de futebol e sua posição política?"

Aí é que está, eu fiquei esperando a minha vez. Quando ele me perguntou, não vacilei: "Luiz, Clube Náutico e anarquista".

Até hoje ainda escuto algum comentários dos colegas lá, ficou todo mundo me olhando como seu eu fosse um maluco. Hheheheh.

O pior é como explicar a sua posição numa situação dessas. Eu poderia dizer, "sou um anarquista nos moldes de mutualistas americanos como Warren e Tucker, que me indetifico com outras doutrinas como a anarco-capitalismo de Rothbard além de apreciar a leitura de gente como Chomsky, ligados ao sindicalismo..."

Não dá pra fazer isso numa situação como essa que eu descrevi sem parecer o idiota.