Thursday, November 29, 2007

Democracias iliberais e ditaduras liberais

Há tempos, nos blogues portugueses, houve alguma discussão acerca de "democracias iliberais" vs. "ditaduras liberais" (penso que se originou neste post da Esquerda Republicana).

Independentemente da preferência que se pudesse ter por uma coisa ou outra, acho que é uma falsa opção: parece-me que a única alternativa realista a uma democracia "iliberal" é uma ditadura... iliberal!

Porquê? Porque qualquer ditadura que surja como alternativa a uma "democracia iliberal" terá a oposição de grande parte (ou mesmo da maioria) da população (se não fosse esse o caso, não seria preciso a ditadura, para começar...). Ora, um regime que enfrente uma oposição dessa magnitude só se poderá manter através de uma repressão impiedosa, pelo que dificilmente poderá ser "liberal" (claro, um regime globalmente "iliberal" poderá ser liberal nalgumas coisas, como Pinochet - liberal na economia - ou o governo comunista do Afeganistão - que era "liberal" nos direitos das mulheres).

[desconfio que isto das democracias iliberais e das ditaduras liberais ainda vai dar muito que falar]

1 comment:

Anonymous said...

O que eu li nos blogues portugueses há tempos foi o seguinte:

- as "ditaduras liberais" seriam (?) males menores face a "democracias iliberais", para os liberais

Não li (pode ter-me escapado) que uma ditadura "liberal" fosse o paradigma do liberalismo e algo digno de louvor. Li sim argumentos utilitários perfeitamente aceitáveis sobre esses regimes.