Saturday, November 03, 2007

Estado e Povo - parte II

Rui Albuquerque escreve o "Estado, ensinam-no os manuais mais rudimentares, é a organização política de um povo". Não sei que manuais o Rui leu, mas os meus dizem-me que "O Estado é a organização que reclama o monopólio da violência num determinado território" (e penso que é essa a definição padrão de Estado), ou seja, não tem nada a ver com "povo".

5 comments:

rui a. said...

Miguel Madeira,

Essa definição do Weber não tem interesse nenhum. Nem na altura (final do séc. XIX) tinha, menos ainda nos dias de hoje, em que pensar a organização política em termos da violência é francamente primário.

Anonymous said...

O MMadeira tem raz

Anonymous said...

O Safari est

Anonymous said...

Não consegui comentar há pouco.

Dizia apenas que o Hayek e Nozick também defendem a definição weberiana: Estado=aparelho coercivo monopolista num dado território delimitado.

rui a. said...

«Estado=aparelho coercivo monopolista num dado território delimitado»

Esse é o conceito de Estado europeu moderno. Hoje em dia é um conceito desactualizado. P. ex.: todos os 27 Estados da UE. Onde é que está o «monopólio da violência» (entendida esta, obviamente, como soberania e não propriamente na possibilidade - por vezes bem real - dos governantes andarem à estalada e à biqueirada ao povo.