Friday, November 09, 2007

O motim do Storozhevoy

Storozhevoy, uma fragata soviética anti-submarinos. Em 8 de Novembro de 1975 deslocou-se para Riga para participar numa parada militar comemorativa da "revolução de Outubro".

O seu "comissário politico", o capitão Valery Sablin, não era um "comissário" (i.e., o oficial responsável pela doutrinação ideológica) vulgar - quando tinha 20 anos e estudava par oficial da armada, enviou uma carta a Krustchov criticando as grandes desigualdades na sociedade soviética; como resultado recebeu uma repreensão e a sua formatura foi adiada. Ao que consta, os marinheiros do Storozhevoy achavam as suas sessões de "doutrina marxista-leninista" mais interessantes do que as que estavam habituado (isto é, achavam-nas interessantes, em vez de ser apenas um ritual a que eram obrigados a assistir).

A 8 de Novembro, Sablin chama o seu ajudante, o marinheiro Alexander Shein, e pergunta-lhe se ele quer trabalhar para o KGB. Shein afasta-se, indignado, mas Sablin diz-lhe "Espera, Shacha, acalma-te, não te zangues. Era um teste. Senta-te. Vamos ter uma conversa séria".

Algum tempo depois, o capitão Puttorney, o comandante da fragata é chamado porque alguns marinheiros estarão a beber. Quando sai das suas instalações, é aprisionado por Sablin e Shein.

Sablin convoca a tripulação e põe-os a ver uma sessão do Couroçado Potemkin. Depois do filme, expõe à tripulação o seu plano - rumar em direção à então Leninegrado e emitir um comunicado pelo rádio do barco apelando ao povo soviético para se revoltar contra o regime. O projecto é votado - os oficiais dividem-se, os marinheiros terão concordado todos com a ideia.

À 1 da manhã de 9/11/1975, a fragata põe-se em movimento para Leninegrado e o rádio começa a difundir o comunicado de Sablin. No entanto, em vez de ser difundida em sinal aberto, é difundida em código - ninguém a ouve, além do exército.

A meio da noite, Breznev é acordado e informado da situação, dando ordens para a esquadra do Mar Baltico capturar o navio e afundá-lo, se necessário.

Ao principio do dia, o navio é interceptado. Vários aviões sobrevoão-no com ordem para o bombardearem. No entanto, limitam-se a passar por cima do barco sem lançar os misseis.

O Kremlin manda outro esquadrão de pilotos atacar o barco - desta vez cumprem as ordens e atacam. Após alguma confusão a bordo, o comandante é libertado e retoma o controlo da situação, sendo o barco ocupado por paraquedistas e agentes do KGB.

Apenas Sablin e Shein foram condenados: Sablin à morte, sendo fuzilado poucas semanas após o julgamento, e Shein a 7 anos num "campo de trabalho".

Duas cartas de Sablin:

"Porque faço isto? O amor pela vida. Não falo no sentido da vida burguesa confortável mas de uma vida brilhante e verdadeira que inspira uma genuina alegria em todas as pessoas honestas. Estou convencido que a nossa nação, tal como há 58 anos atrás em 1917, uma consiencia revolucionária irá despertar e iremos atingir o comunismo na nossa sociedade" (carta escrita à mulher no principio do motim"

"Confia que a história irá julgar os acontecimentos honestamente e nunca terá de te envergonhar do que o teu pai fez. Em nenhuma circunstancia sejas um daqueles que criticam mas não fazem nada. Essas pessoas são hipocritas - pessoas fracas que não são capazes de agir de acordo com o que acreditam. Desejo-te coragem. Se forte e acredita que a vida é maravilhosa. Sê optimista e acredita que a Revolução triunfará". (carta escrita ao filho, antes de ser executado)

Soviet frigate Storozhevoy - Wikipedia, the free encyclopedia
Valery Sablin - Wikipedia, the free encyclopedia
The Moscow News - Capt. Sablin's Sword Bearer
The true story of Red October

No comments: