Monday, January 28, 2008

Quem diria? Vi um filme "pró-católico" e gostei

"O Último Combatente" (com o nosso Joaquim de Almeida), sobre o Batallon de San Patricio, um grupo de imigrantes católicos (sobretudo irlandeses) que desertaram do exército norte-americano (em parte por perseguição religiosa) e combateram ao lado do México contra os EUA no século XIX.

Pelos vistos, o meu anti-americanismo é mais forte que o meu anti-clericalismo (e, de qualquer forma, posso sempre considerar o filme como "pró-minoria religiosa discriminada", para não ofender as minhas tendências politicamente correctas).

3 comments:

CN said...

Lincoln foi na sua juventude critico dessa guerra.

Aprendeu depois que tal não confere grande futuro político.

JOSÉ LUIZ FERREIRA said...

Ena pá, a lebre que você foi levantar! Se eu me ponho agora aqui a medir a força relativa dos meus numerosos anti-ismos, fico a pé toda a noite! logo eu, que sou anti- quase tudo...

Anonymous said...

O último filme "pró-católico" de que gostei foi o Brisas de Mudança, do Ken Loach. Fiquei com curiosidade de ver esse ...