Sunday, July 20, 2008

Começar uma guerra nuclear para evitar uma guerra nuclear

Público - Artigo de Opinião

"Israel deve atacar o Irão para evitar uma guerra nuclear"

Subtítulo (ou sobretítulo visto que aparece por cima?):

"Uma ataque nuclear israelita para evitar que o Irão consiga a bomba, ou depois de este ter conseguido, é provável"


Várias coisas podem ser ditas:

- o apelo ao "mass murder" não é suposto ser crime (por acaso não dou muita coisa pela noção criminal de "apelo ao" mas como suspeito que muita gente sim - incluindo os que concordarão com o autor)?

- Agora tem piada a equivalência entre "evitar que consiga" e "depois de conseguir", dado que é opinião geral que o Irão mesmo que o queira ou quisesse estará a uns anos de o conseguir...mas o autor defende um ataque lá para o fim do ano-princípio do próximo (talvez no dia de Natal...)?

- Dado que o autor é um conhecido universitário israelita, se o Irão tiver crescentes provas que Israel prepara o ataque, não terá uma Guerra Justa em atacar preventivamente Israel (aliás, seria normal suspeitar que se pretenderá até que o faça)?

2 comments:

Anonymous said...

isto faz me lembrar da teoria bushiana e não ´s, de que se deve fazer a paz pela guerra. e que se saiba nao tem tido bons resultados.

deixa ca ver o que aconteceria se israel atacasse indiscrimadamente...
-radicalizaçao, nao só ainda maior do irao mas de todos os paies muçulmanos a volta, começando pela comunidade xiita. quem sabe até seria bom para a uniao entre xiitas e sunitas tudo isto, até que noa era mau.

-aumento da velocidade dos programas de peskisa nuclear em toda aquela regiao.

- e outras, nao menos importantes (isto é sarcasmo) a morte de milhoes de civis inocentes (incluindo mulheres homens crianças) (ah as crianças o futuro a humanidade....), o fim de qualquer tipo de conversaçao, as geraçoes futuras iam sofrer as consequencias tambem.

mas isto é mesmo assim, quando os outros nao somos nós até achamos bem encher a boca ou paginas de barbaridades. bin laden volta, estas perdoado.

ate podia ser no natal com uma frase a dizer: "de (insira o nome do fulano que escreveu isto) com amor, paz e prosperidade"

toda esta teoria de "guerras preventivas", é uma bacorada sem pés nem cabeça, mas pronto, lá vem estes aspirantes a genocidas com diploma na mao ou de fatinho e a coisa pega.

A Chata said...

Continuo a achar que a bomba nuclear é muito ineficaz e burra.

Não faz diferença entre soldados e populações (carne para canhão) e pessoal dos governos (mesmo que este se refugiem em abrigos, é chato passar anos e anos debaixo do chão antes de estar morto).

Os efeitos pós bombardeamento espalham-se e duram, duram mais que as pilhas Duracell (os japoneses que o digam).

Assim, pode haver governantes loucos mas, normalmente, não são estupidos, não se fazem explodir a eles nem à familia mais próxima.

Então não é muito mais pratico mandar fazer bombardeamentos convencionais,
(mesmo que se estraguem festas de casamento pelo meio), mandar jovens para voltarem em caixões (é tão comovente apresentar condolências às familias e fazer trocas com o inimigo), mandar semear os campos de minas e continuar na segurança e conforto dos gabinetes a dar as ordens sem o perigo de ser contaminado por radioactividadee e outras coisas que não são nada boas para a saúde?

Será que, mais uma vez, não aprendemos nada com o passado?
Durante a guerra fria acham que algum dos governantes, de ambos os lados, alguma vez considerou seriamente carregar no botão depois de terem visto Hiroshima e Nagasaki?

No momento em que carregassem no botão não teriam mais nada para governar nem, se calhar a propria vida...