Tuesday, July 22, 2008

Ainda o caso do Carolina Michaelis (II)



Repito o que escrevi aqui e sobretudo aqui. E quanto à ideia de internar a rapariga numa instituição não sei se é de rir ou de chorar.

O que suspeito é que a rapariga não está verdadeiramente a ser punida pelo que fez - isto já é mais um sacrifício simbólico (um forma de dizer "a era da indisciplina escolar acabou!") do que outra coisa qualquer.

Adenda: quando escrevo "sacrifício simbólico", não uso "simbólico" no sentido de "insignificante" (não acho esta punição insignificante, muito pelo contrário), mas no sentido de "ritual", uma espécie de sacrifício feito para aplacar o deus do vulcão a opinião pública e publicada.

6 comments:

Anonymous said...

30 horas de serviço comunitario é alguma coisa. devia ser mais obviamente.
por outro lado, internar a rapariga é um exagero tremendo.
eu aposto que a rapariga nem deve ter percebido a figura que fez, ou entao é do mais mal criado que há. e neste ultimo caso devia ter acompanhamento juntamente com os encarregados.

NC said...

Devia ter escrito "bode expiatório" em vez de "sacrifício simbólico".

Anonymous said...

Excelente post. Concordo, absolutamente.

Luís Lavoura

Anonymous said...

Hoje também será proferida uma sentença "simbólica" (tendo em conta o que se prepara para os crimes da quinta da fonte) para os rapazes do PNR.

Anonymous said...

o deus do vulcão continua activo e agora quer que lançem ciganos para dentro.

João Bárbara said...

Eu continuo a achar que a professoraq esteve mal porque não soube manter a distância relativamente ao confronto. O castigo está dado e será cumprido mas faltou uma palavrinha á professora para que controle melhor os seus alunos e nao chegue mais a este ponto.

http://joaobarbara.blogspot.com/