Wednesday, July 02, 2008

Pensamentos Subversivos III

Igualitarismo libertarian: "Todo o homem"...

John Locke:

(...) [T]odo homem tem uma propriedade sobre sua pessoa. Sobre ela ninguém tem qualquer direito a não ser ele. O trabalho de seu corpo e de suas mãos, podemos dizer, são propriamente dele.

Então, com qualquer coisa que ele remova do estado em que a natureza a proveu e deixou, ele misturou o seu trabalho e juntou algo que é próprio seu, tornando-a sua propriedade. Sendo ela removida por ele do estado comum em que a natureza a colocou, esta coisa teve por seu trabalho algo anexado a ela que exclui o direito comum de todos os outros homens.

Por este trabalho ser propriedade inquestionável do trabalhador, nenhum outro homem além dele tem o direito sobre aquilo a que se juntou (...)." Tradução Libertyzine

PS: Parece que Lord Acton (o católico radical liberal clássico) classificou John Locke (protestante) como o último dos Escolásticos (a escola de intelectuais católicos desde Sâo Tomás de Aquino até aos escolásticos da peninsula ibérica) ... compreende-se dada a tónica em direitos naturais passíveis de serem descobertos pela Razão.

No comments: