Thursday, August 14, 2008

Férias e Globalização

Espero que os liberais, normalmente defensores da tese que a globalização beneficia todas as partes envolvidas, escrevam uma carrada de posts a refutar este do Henrique Raposo (eles podem ter muitos argumentos contra as férias, mas duvido que concordem com o de HR).

Já agora, o que é que este socialista radical mas com formação na teoria económica convencional tem a dizer sobre o assunto? Bem, se eu me guiasse apenas pela tal teoria económica convencional, o post de HR seria um perfeito disparate - a visão tradicional na economia é de que o resultado de trabalhar 10 meses em vez de 11 meses é o nosso rendimento ser, no máximo, 9% menor do que seria (em rigor, a diminuição será sempre menor do que 9%, devido à lei dos rendimentos decresentes - se se varia um factor de produção, como o trabalho, deixando os outros constantes, a variação do produto é menor do que a variação desse factor); e isso é completamente independente do comércio internacional, e de quanto os outros trabalham (e da produtividade dos outros). Mas eu, pessoalmente, não tenho tanta certeza que isso faça sentido.

1 comment:

Anonymous said...

Não percebi muito bem a argumentação do Henrique Raposo. Ninguém está impedido de trabalhar mais tempo, excepto no sector público onde os problemas prioritários são outros. Para além de que, quanto maior a divisão do trabalho a nível mundial, maior será a preferência pelo ócio.