Sunday, August 03, 2008

Re: O que é a esquerda (II)

Ainda a respeito disto, não me parece que EvKL fosse a pessoa mais indicada para definir o que é a esquerda. Não, não me refiro ao facto de ele ser de direita.

Refiro-me a outra coisa - as suas opiniões sobre a chamada "Nova Esquerda". Ele considerava que a "Nova Esquerda" (isto é, aquela esquerda surgida com contestação dos anos 60) não era uma verdadeira esquerda (segundo ele, a "nova esquerda" não era esquerda, tal como um congolês albino não é um branco). Ora, a esquerda actual, sobretudo em questões culturais, é muito devedora da "nova esquerda", logo não faz grande sentido analisá-la pelos olhos de alguêm que achava que a "nova esquerda" não era esquerda (provavelmente, as criticas que eu fiz nos pontos 7, 8, 22/23 e 33 têm a ver com isso).

De qualquer forma, uma classificação esquerda-direita (como a de EvKL) que tira da esquerda grande parte do BE e inclui na esquerda (pelo menos) parte do PNR parece-me um bocado duvidosa.

E, de certa forma, até compreendo que EvKL não queira considerar a "nova esquerda" como "esquerda"; afinal, o seu livro de 1943, The Menace of the Herd [pdf], tem umas passagens (sobretudo, mas não só, no Capitulo III) que pouco diferem do que os autores da "nova esquerda" irão escrever; sobretudo a parte de que um camponês em agricultura de subsistência da Africa tem mais liberdade do que um assalariado na sociedade industrial, ou a admiração pelos espanhóis (de há um século atrás, relembro) que reagiam a aumentos salariais trabalhando menos e ganhando o mesmo parecem saídos directo de uns livros que tenho lá por casa... (não sei se EvKL manteve essas opiniões ao longo da vida).

No comments: