Friday, May 15, 2009

Porque é que (quase) ninguém leva a sério o Parlamento Europeu?

O argumento clássico é "porque o PE não tem poderes nenhuns". Mas isso é falso: afinal, 85% (parece) da nossa legislação vem da UE e o PE muitas vezes tem um papel decisivo na aprovação ou não dessas leis.


Mas, assim, qual a verdadeira razão do desinteresse pelo Parlamento Europeu? Eu tenho uma teoria - as pessoas não respeitam o PE porque... também não respeitam os parlamentos nacionais! Grande parte das pessoas também se está a lixar para os deputados da A.R. O que motiva o eleitorado para votar nas eleições nacionais não é verdadeiramente a escolha dos deputados - é a escolha do primeiro-ministro (ainda mais porque - tirando talvez a França - todos os membros da UE são regimes parlamentares).

Ora, como nas eleições para o PE não se está a eleger um governo (mesma a regra de a "familia europeia" mais votada ficar com a presidência da Comissão é uma coisa muito vaga), os eleitores habituados a votar "para o primeiro-ministro" não vêm grande interesse nelas.

Isto é apenas uma teoria, claro.

4 comments:

mescalero said...

Há outra razão importante para não se ligar nenhuma ao PE, que é o facto do espetáculo mediático à volta da política europeia não ser tão intenso como o da política caseira. O interesse público pela política é feita muito através da televisão e em menor grau a rádio, os jornais e a internet.

josé manuel faria said...

É verdade. Outra razão é que 90% do eleitorado não percebe patavina sobre a UE. Sabem é que veio de lá muita massa, mas não foi para ele(s).

agitador said...

a entrada e agora estes processos tem sido feitos sem a participação das pessoas, é natural que as pessoas andem alheadas deste tema, mas é deste e de outros. veja-se a abstenção mesmo em eleições internas.
para alem disto não há uma cultura europeia neste país... fala-se da historia de portugal e o dos fulanos que morreram, até nas aulas de inglês se fala da cultura inglesa, mas quando toca à europa ficamos pelo... "e entao em 1985 portugal aderiu à união europeia."
não acham que há aqui uma discrepância?

José do Rosário said...

Estou de acordo, com o José M.Faria. Mas não será só por isso.Além de elegermos uns fulanos para deputados,
no que é que mais somos chamados a participar?