Tuesday, August 11, 2009

Leituras

Anarchy, Monopoly, and Predation [pdf], por Peter Leeson, criticando a ideia de um anarco-capitalismo assente em "comunidades proprietárias", isto é, um sistema em que o proprietário de uma "comunidade" contrata para a comunidade inteira os serviços de uma agência de segurança.

Survival of the Unfittest: How Dodos Become Managers, um paper sobre o recrutamento de gestores: a tese é de que os gestores tendem a avaliar os potenciais "futuros gestores" pelas competências que eles (os gestores) dominam melhor, levando a que, ao longo do tempo, as competências dos gestores vão ficando cada vez mais restritas.

August is Honduran Constitutional Law Month! e
The Public Prosecutor's Accusations of President Zelaya, no Honduras Coup 2009, sobre a "legalidade" da destituição de Manuel Zelaya.

El ganador se lo lleva todo con la fórmula mayoritaria de la LOPE, em laclasse.info, sobre a adopção de uma lei eleitoral predominantemente maioritária e uninominal na Venezuela (se uma lei desse género fosse proposta em Portugal, o que diriam muitos admiradores de Chavéz?).

A Missed Opportunity on Climate Change, por Greg Mankiw, sobre as vantagens dos direitos de poluição num sistema de cap-and-trade serem atribuidos por leilão.

1 comment:

Anonymous said...

custa-me engolir o sapo, mas a venezuela tem vindo a descambar e muito, ultimamente. pode ser que isso seja anunciado como mais uma vitoria socialista, no tirem as maos da venezuela