Sunday, July 18, 2010

Polansky - abuso de menores ou violação?

Ainda a respeito do caso de violação em que Roman Polansky este envolvido há 30 e tal anos, parece estar a criar-se a ideia que o realizador não foi acusado de "rape" (violação) mas sim "statutory rape" (sexo - consentido - com menores) - veja-se, p.ex., este comentário a um post do Arrastão ("Mais: não foi violação, mas sexo consentido. Aos 13, não se saber discernir se queremos ir para a cama com alguém? Há quem saiba.").

Não - o que a vítima acusou mesmo Polansky foi de violação. As declarações de Samantha Geimer ao "Grande Júri" (penso que uma espécie de "Tribunal de Instrução Criminal"):


[O depoimento todo aqui]

Agora, o que efectivamente aconteceu depois é que confrontado com uma acusação de violação, Polansky fez um acordo com o Ministério Público ou coisa parecida em que se declarou culpado de "abuso de menores" em troca da acusação de "violação" ser abandonada (creio que foram os rumores que o juiz não ia aceitar o acordo e iria condená-lo mesmo por violação que levaram à sua fuga).

Realmente, nunca chegou a ser provado que tenha havido uma violação (já que essa acusação nunca chegou a ir a tribunal) mas também não podemos apresentar isto como um simples caso de "abuso sexual de menores" (não é um daquels casos em que a dúvida é "teve sexo consentido com uma menor vs. não teve sexo com a menor" mas sim "teve sexo não consentido com uma menor vs. teve sexo consentido com a menor").

No comments: