Monday, July 12, 2010

Como um polvo pode prever o resultado de jogos de futebol

Imagino duas possíveis hipoteses:

1ª -

Vamos supor que o polvo tem tendência a abrir primeiro a caixa que tem uma bandeira conhecida na tampa (já que já sabe que as caixas com essa bandeira se conseguem abrir); ao fim de vários anos a "prever" jogos de futebol, ele estará mais habituado às bandeiras das melhores selecções do que às das piores (porquê? porque, devido ao sistema de eliminatórias, as melhores selecções jogam mais jogos). Assim, como ele tenderá a abrir primeiro a caixa com a bandeira de uma selecção "boa", há uma forte probabilidade de abrir a caixa correspondente ao futuro vencedor (este modelo tem um ponto fraco - ele está habituadissimo à bandeira alemã, mas abrir a caixa com a bandeira espanhola no jogo Alemanha-Espanha; no entanto, a semelhança entre as duas bandeiras - ambas têm três faixas horizontais, e as cores vermelha e amarela - pode ter algo a ver com isso)

2ª -

Imagine-se que, por todo o mundo, há gente a querer ver se os seus bichinhos acertam nos resultados dos jogos; a probabilidade de acertarem nos resultados de 8 jogos de seguida é muito pequena - 0.4%. Mas, se existirem 200 animais a serem testados, provavelmente um terá acertado sempre, por puro acaso; mas como só esse se torna famoso (e ninguém chega a ouvir falar dos outros 199), parece um fenómeno.

Questão adicional - será que eu devia ter perguntado à Kika (que desde a morte do Cinza tem andando deprimida) os resultados dos jogos?

Leitura adicional - Acerca da dificuldade de identificar um "bom gestor" (post meu no Vias de Facto)

No comments: