Nos comentários a este post da Maria João Marques, surgiu a questão de quem é que inflacionava mais as notas (no sentido de dar aos seus alunos "favorecimento" na entrada da universidade, se o ensino privado - nomeadamente as escolas de elite do ensino privado - se o público). Embora haja um estudo que indica que o ensino privado inflaciona mais as suas notas, pode ser argumentado (como faz Maria Marques) que uma coisa serão "os privados espertinhos" e outra "àqueles com tradição, que estão no cimo dos rankings e que mandam alunos para as melhores universidades do país".
Assim, vou fazer, não uma comparação entre o conjunto do privado e o do público, mas entre duas instituições especificas, uma privada e outra pública:
Comparando o Colégio de S. João de Brito e a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, e usando como referência os resultados do exame de Matemática de 2007 (os que serviram de base a isto), e contando só com os alunos internos, os números parecem dar razão à Maria Marques - enquanto os alunos da ESMTG tiverem, em média, no exame nacional, menos 1,8 valores do que na classificação interna, os do CSJB tiveram mais 2,1 valores (se nos limitarmos aos alunos que fizeram exame com intenção de ingresso ao ensino superior, os dados mal se alteram: -1,7 na ESMTG vs. +2,1 no CSJB).
Possivel contra-argumento: escolha da ESMTG como "representante" do ensino público foi largamente arbitrária (a do CSJB foi por ter sido o exemplo apontando no post original); talvez outra escola tivesse resultados diferentes.
Tuesday, September 04, 2012
Quem inflaciona mais as notas - o ensino público ou o privado?
Publicada por Miguel Madeira em 00:17
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Nesta questão talvez seja interessante levar em conta outros dados desse estudo. Por exemplo,
Por exemplo.
Este resultados podem ser interpretados de muitas formas mas
convém não esquecer que os exames são realizados nos estabelecimentos de ensino onde os alunos (não externos, pelo menos)estudam. A vigilância e controlo do tempo da prova são da responsabilidade dos professores dessas escolas. Em especial nas escolas onde a pressão dos rankings é mais evidente, não existem grandes incentivos para aplicar este da forma mais honesta, pelo contrário (tirando algumas inspecções surpresa que podem ser denunciadas por um simples toque de tlm do porteiro da escola).
Enfim, acho que era do interesse de todos mudar a forma como os exames são aplicados. Deixo 3 opções:
1) Os exames são feitos num espaço comum que albergaria alunos de várias escolas.
2) Os alunos da escola A faziam os exames na escola B and so on...
3) Os professores da Escola A vigiavam exames em B ...
Post a Comment