Thursday, July 02, 2015

Possível perfil de um regime militar na Grécia

De vez em quando lêem-se artigos à esquerda insinuando que a troika/as instituições não se importariam se o governo Syriza fosse afastado por um golpe de Estade e susbstituido por algo como uma junta militar.

No entanto, suspeito que, neste momento, a haver um regime militar na Grécia, mais facilmente seria um regime nacionalista radical e pró-russo (quiça com alguns tiques "bolivarianos") do que um regime pró-troika. Ou seja, algo mais parecido com os regimes militares árabes dos tempos da Guerra Fria do que com a maior parte dos regimes militares latino-americanos da mesma época.

Note-se que não estou a dizer que é provável um regime militar na Grécia neste momento - estou apenas a dizer que um regime militar nacionalista "anti-imperialista" é mais provável que um regime pró-troika.

Sugestão de leitura: Greece November 2011: “The Coup D’ Etat that Did Not Happen….” Part I e Part II, onde se refere os boatos de ligações entre grupos de oficiais do exército, setores ultraconservadores da Igreja e grupos de extrema-direita e da ala nacionalista da Nova Democracia (os atuais Gregos Independentes).

No comments: