Sunday, January 29, 2006

A "esquerda radical" fora do "Ocidente"

Há quem reclame que "os activistas d[as] causas radicais-chic (..) só tenham por hábito manifestar-se no Ocidente capitalista e nunca em países como a Arábia Saudita, o Irão, Cuba, a Coreia do Norte ou a China".

Bem, o Afeganistão não faz parte da lista, mas, se estivéssemos no tempo dos talibãs, faria. E era no tempo dos talibãs que a Organização Revolucionária Trabalhista do Afeganistão organizava aulas clandestinas para mulheres.

Quanto aos Fedaien do Povo do Irão, não sei se fazem algo com utilidade prática, mas fizeram uma queixa ao "Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos" sobre a violência contra as mulheres por parte da policia iraniana.

A respeito da China: se considerarmos que criticar a "exploração dos trabalhadores na China" pode ser considerado uma causa "radical-chic", o "Grupo de Acção 5 de Agosto" e o "Pioneiro" fartam-se de falar nisso (bem, eles não estão exactamente na China, mas em Hong Kong, mas vai dar ao mesmo)

Poder-se-á argumentar "estamos a falar da «esquerda radical» do Ocidente, não dos seus «irmãos» nesses paises", mas qual seria a utilidade de algum "esquerdista" ocidental ir fazer "agitação" para um desses países? Sem um "núcleo de apoio" local, alguém lhe iria ligar?

2 comments:

Anonymous said...

antes de mais só a forma como eles falam do movimento já evidencia a asneira que vão dizer a seguir...

existe uma lista de anarquistas famosos e neles estão incluidos desde africanos, asiaticos, etc...

na china foram dizimados, no japão tambem, em cuba existe uma frente, na india, em africa... é só escolher.

é obvio que são um grupo mino(nano)ritario em muitas zonas, e se abrissem a boca o mais certo era levar com a policia em cima.
ou então um grupito qualquer de extrema direita. já muitos foram linxados por causa desses grupos.

Anonymous said...

aqui estão alguns:

http://www.historia.uff.br/nec/gehafotos.html